Destaques Geral Local Política

Biketrans: Prefeito entrega certificados de agentes que fizeram curso de ciclopatrulhamento da STRANS

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) encerrou, neste sábado (09), com a presença do Prefeito Doutor Pessoa, o curso de Ciclofiscalização de Trânsito dos agentes de trânsito da STRANS. A Capacitação aconteceu durante toda a semana com instrutores do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, falou sobre a importância da fiscalização utilizando a bicicleta que também serve para estimular o uso desse meio de transporte como alternativa de mobilidade.

“As técnicas de fiscalização com bicicleta são um conhecimento específico que deve ser valorizado principalmente porque vai melhorar a prestação do serviço público municipal referente ao trânsito”, destacou o prefeito Doutor Pessoa.

O superintendente da STRANS, Cláudio Pessoa, destacou uma preocupação com o público interno do órgão. “É necessário humanizar e capacitar constantemente os agentes para melhorar a atuação desses profissionais na fiscalização, frisou o superintendente da STRANS.

A agente de trânsito da STRANS, Jáiza Lopes, foi uma das três mulheres que participou da capacitação. Com 20 anos de trabalho na STRANS, a agente disse estar apaixonada pela modalidade de fiscalização por meio de bicicletas, que possibilita um contato mais próximo com o usuário, foi um desafio benéfico que trará benefícios inclusive para a saúde física e mental do agente.

“A participação das mulheres foi importante e agradável para mostrar que o sexo feminino é valorizado e se fez respeitar pela sua capacidade laborativa”, comentou a agente com 20 anos de serviço, Jáiza Lopes.

Foram capacitados 25 agentes entre eles 3 mulheres para atuar na fiscalização nas ciclovias e ciclofaixas de Teresina e humanizar o contato com os usuários das ciclofaixas e pedestres.

O curso contou com 32 horas de capacitação e treinamento teórico e prática de abordagem. O Curso possui o diferencial da utilização da bicicleta para esse modo de fiscalização que requer o uso de técnicas adequadas.

Estiveram presentes na solenidade de encerramento do curso de ciclofiscalização, o Diretor Administrativo e Financeiro, Bruno Pessoa, Diretor de Operações e Fiscalização de Trânsito, Coronel Ricardo Almeida, Diretor de Transporte Público, Valdir Lima, Diretor de Trânsito e Sistema Viário, Pádua Vasconcelos, Gerente de Educação de Trânsito, Reginaldo Canuto, Gerente de Operações de Trânsito, Carla Sales, Gerente de Transporte Rural, Josemar Júnior, entre outras autoridades municipais e agentes da STRANS.

Fonte: Strans