Geral Municipios Política

Estudantes de Angical representam o Piauí na fase final da Olímpiada Nacional de História

As estudantes Bárbara Veloso, Alícia Almeida e Letícia Gomes, integrantes do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Demerval Lobão, localizado no munícipio de Angical do Piauí, participaram neste sábado (20), da fase final da 14ª Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB). O exame, que contou com a participação de mais de 1,2 mil estudantes, divididos em 320 grupos de todos os estados do país, foi realizado presencialmente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A recente edição da ONHB contou com seis fases realizadas entre os meses de maio e junho, incluindo questões de múltipla escolha, com duração de uma semana cada. Os estudantes inscritos tiveram a colaboração de um professor de História no decorrer da preparação para as fases do exame. Os alunos selecionados para a fase final, grande maioria da região Nordeste do país, disputaram medalhas de bronze, prata, ouro e uma vaga para o curso de graduação em História na Unicamp. Garantindo a presença de duas equipes para concorrer a fase final da ONHB, o estado do Piauí recebeu a menção honrosa de medalha de cristal por sua participação.

“Em 2022, a Olimpíada Nacional em História do Brasil convidou seus participantes a refletirem sobre o papel e a importância das mulheres na história e na sociedade brasileira, e as professoras realizaram em todas as turmas da escola a divulgação da ONHB, bem como o convite aos alunos para fazerem parte das equipes”, explica a professora de História e orientadora da equipe Climério Ferreira do CETI Demerval Lobão, Gleyci Kelly de Souza.

A coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Cristina Meneguello, em declaração à imprensa, reforçou a importância da Olímpiada para os estudantes.

“A ONHB é uma importante ferramenta de ensino de História do Brasil e estimula a análise crítica dos estudantes. Também contribui para a preparação de alunos para vestibulares, concursos e exames, como o ENEM”, acrescentou ela.

SOBRE A OLIMPÍADA  

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.  É uma atividade on-line, desde sua primeira edição, em 2009. Busca, a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, potencializar a aprendizagem em ambientes digitais, mas, principalmente, as interações entre alunos e professores, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história e a atuar na construção de seu conhecimento.

Fonte: Seduc

Related Posts