Destaques Geral Local Política

Escola Municipal promove palestra sobre sexualidade

A adolescência é um período que se caracteriza pela transição da infância para a idade adulta, sendo assim, é uma fase de profunda instabilidade emocional e mudanças corporais e a sexualidade está envolvida nesse contexto. A Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na zona rural sul de Teresina, realizou na última quinta-feira (18) uma palestra sobre sexualidade.

A ação foi conduzida pela Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE). A psicóloga Rayka Veloso e a assistente social Iolanda Macedo abordaram a temática Sexualidade na Adolescência com alunos do 8° Ano. Compreender a sexualidade nos adolescentes permite situá-los no contexto social, o que implica ir além das questões biológicas e epidemiológicas. Na adolescência, o jovem precisa de compreensão e informações claras. O objetivo principal é informar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada.

Para a diretora da unidade de ensino, professora Gardênia de Sousa Ribeiro Vilarinho, a iniciativa é muito importante. “A orientação e a reflexão são fundamentais para a tomada de consciência e autonomia sobre a própria sexualidade. Por mais que nossos alunos encontrem facilmente informações referentes à sexualidade pela internet, enquanto escola buscamos ajudá-los a entenderem suas situações e falarem sobre o assunto, o que nos permite identificar casos que geralmente precisam ser encaminhados, de maneira respeitosa e humana, aos órgãos responsáveis pelas crianças e adolescentes”.

A discussão sobre educação sexual para adolescentes propõe a reflexão e elaboração de sentimentos, comportamentos e conhecimentos compartilhados face à sexualidade, levando em consideração suas angústias e inseguranças relacionadas ao tema, e concentrando-se em dialogar sobre os aspectos afetivos e históricos envolvidos na vivência da sexualidade. E a escola tem um papel relevante de levar informações aos alunos sobre a temática.

Fonte: Semec

Related Posts