Destaques Geral Local Política

Semcaspi abre cadastro para novas famílias acolhedoras no Partilhando Cuidados

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do serviço “Partilhando Cuidados”, está realizando cadastro para novas famílias acolhedoras, que tenham interesse em dar acolhimento familiar, de forma temporária em suas residências, às crianças e adolescentes.

O Partilhando Cuidados é um serviço de acolhimento familiar temporário, para crianças e adolescentes, de 03 a 18 anos incompletos, que estão em abrigos em Teresina.

Segundo Lorenna Batista, gerente do serviço de família acolhedora “Partilhando Cuidados” da Semcaspi, o objetivo do serviço é proporcionar às crianças e jovens institucionalizados o acesso ao convívio familiar e comunitário.

“A gente trabalha no acolhimento destas crianças e adolescentes em famílias acolhedoras, que são selecionadas e capacitadas. As crianças e adolescentes ficam neste acolhimento, enquanto nossa equipe multidisciplinar trabalha com a família de origem. A proposta é saber o motivo que esta criança ou adolescente saiu de casa e trabalhar com a nossa rede socioassistencial, para que a gente poder atingir o nosso objetivo, que é fazer com que esta criança ou adolescente retorne para sua família ou caso isso não aconteça, que vá para uma família adotiva, inscrita no Sistema Nacional de Adoção (SNA)”, explicou.

Lorenna Batista ressalta que o serviço não é voltado para adotar, mas sim dar possibilidade da criança ou adolescente institucionalizada ter acesso a vivências fora da rotina coletiva nos abrigos.

“A gente sabe que as instituições atuam de forma organizada e com uma equipe de cuidadores, que não pode tratá-las de forma individual. Quando a gente tira uma criança ou adolescente do abrigo e coloca em uma família, possibilita ter um grupo de pessoas focadas no bem-estar, no cuidado com a sua saúde mental e física, fazer o acompanhamento escolar de forma, que seja integrada apenas para esta criança e adolescente. Isso traz uma melhora tanto na parte cognitiva, quanto no sentimento desta criança ou adolescente, que se sente inserida num espaço acolhedor”, destacou.

Saiba quais os requisitos do “Partilhando Cuidados”

Para se inscrever no serviço da família acolhedora “Partilhando Cuidados” são necessários os seguintes requisitos: residir em Teresina; ter 21 anos ou mais; ter disponibilidade; aceitação da família; compreender os objetivos do acolhimento; não apresentar problemas psiquiátricos; não ser dependente de substâncias psicoativas; e não responder processo criminal.

Fonte: Semcaspi

Related Posts