Geral Local manchetes Política

Dr. Pessoa mostra em debate por que é primeiro lugar nas pesquisas para prefeito de Teresina

O candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, participou de debate promovido pela Rede Meio Norte, nesse domingo, 27, e avaliou como positivo o confronto de ideias entre os 10 dos 13 postulantes à administração municipal a partir de 2021. “Ao contrário do que alguns andavam insinuando, não vou fugir dos debates, tenho propostas para mostrar ao povo, como já venho fazendo em todas as comunidades de Teresina”, enfatizou.

Sem fugir das suas características de homem do povo, com suas tiradas irônicas contra o antigo esquema político-administrativo de Teresina, Dr. Pessoa mostrou no debate por que é líder absoluto nas pesquisas de intenção de votos na cidade para o cargo de prefeito nas eleições deste ano. Propositivo, o candidato emedebista destacou medidas que têm como propósito mudar a realidade engessada da capital piauiense.

Pandemia – Sobre o problema da pandemia do novo coronavírus, que mostrou a realidade do setor de saúde de Teresina, Dr. Pessoa disse que a Covid-19 desnudou a verdade. “A saúde administrada pelos tucanos está completamente desestruturada, inclusive com a rede hospitalar carecendo de UTIs para atender a população antes e durante a pandemia”, disse. Dr. Pessoa é médico-cirurgião, profissional da rede hospitalar na capital piauiense.

O candidato Kleber Montezuma, do PSDB, que representa o prefeito Firmino Filho, do mesmo partido, tentou descaracterizar Dr. Pessoa, falando do seu jeito “peculiar” de falar as coisas, tentando ironizar a linguagem do adversário, perguntando o que ele teria feito com o alastramento do novo coronavírus. “Obedeço à Organização Mundial de Saúde. Se você e seu chefe tivessem obedecido, esse alastramento não tinha acontecido. Como não fez o dever de casa, aconteceu”, respondeu Dr. Pessoa.

O candidato emedebista disse ainda que a sua formação como profissional da área de saúde por muitos anos é o da prevenção. “Foi um alvoroço durante esse governo. A saúde de Teresina foi desintegrada. Só agora que estão olhando com bons olhos para os profissionais da saúde. Mas tem sido um desrespeito. Na minha gestão, não vamos ser tiranos como vossa senhoria [Kleber Montezuma). Temos a nossa história de ‘fazer’. Tenho estrada própria. A sua história é montada em cima de outras pessoas. Precisa ter respostas do que você fez para mostrar por que você está aqui”, acrescentou.

Saúde – Dr. Pessoa garantiu que, em assumindo a Prefeitura de Teresina no próximo ano, vai equipar o setor de saúde, além de criar o Hospital do Idoso. “Vimos muitos idosos morrendo por falta de estrutura. Vamos também criar o Hospital da Mulher e vamos trabalhar de forma integrada com os demais governos”, adiantou.

Disse ainda que no atendimento na rede municipal de saúde haverá agilidade no tempo de resposta ao usuário do sistema. No momento atual, esse espaço de tempo para uma resposta ao usuário é uma das principais reclamações de quem se utiliza da rede.

Emprego e renda – Sobre geração de emprego e renda, Dr. Pessoa disse que a sua gestão vai valorizar o empreendedorismo, desde o pequeno ao grande empresário. Ressaltou que 70% dos empregos gerados no Brasil são oriundos do setor empresarial, notadamente, do micro, do pequeno e do médio empreendimento. “Isso tem que ser respeitado. Olhando para o empresariado e, com competência, para o pequeno empreendedor, com uma reforma administrativa eficiente, cortando os desperdícios e focando nas políticas públicas”, assinalou o candidato do MDB.

Dr. Pessoa lembrou ainda que muitos dos incentivos concedidos pela prefeitura beneficiam apenas aqueles que se alinham ao esquema político da gestão tucana em Teresina. “Os dados estão aí. Várias empresas saíram de Teresina por causa do incentivo do compadre, da comadre no Poder Executivo. Na nossa gestão, o incentivo será linear, vamos ter empreendedorismo, que está faltando. Nós vamos mudar essa realidade com infraestrutura e incentivar a produção da cidade de Teresina”, afirmou.

O candidato do MDB denunciou ainda a ausência da administração municipal na zona rural de Teresina. Segundo ele, não há incentivo à produção agropecuária. E lamentou que menos de 1% do que se consome no município venha da área rural, porque não há produção. Teresina é a capital do país com maior área de zona rural, mas improdutiva.

Educação – Sobre educação municipal, Dr. Pessoa salientou que os bons números alcançados pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são méritos dos professores da rede de ensino da educação básica, mesmo porque trabalham sem infraestrutura, sem valorização e sem tratamento digno, mas garantem aprendizado de qualidade. Ressaltou que a prefeitura tem que ampliar sua visão nesse sentido, e não apenas preparar alunos nas disciplinas de português e matemática para alcançar os resultados esperados.

“Eu bato palma para os professores, que sem estrutura, sem tablet, sem computador, sem laboratórios de ciência conseguem bons resultados. Mas está tudo parado, porque os gestores foram incompetentes”, pontuou. Dr. Pessoa se referia à greve da categoria, paralisada desde março deste ano reivindicando cumprimento da legislação em relação ao piso salarial da classe, melhores estruturas nas escolas e as medidas sanitárias adequadas em razão da pandemia.

Ao responder perguntas sobre acessibilidade, Dr. Pessoa disse que isso começa pelo pedestre, pelas pessoas que têm dificuldade de locomoção, por uma integração de verdade, de melhor qualidade. “A palavra ‘integração’ é bonita, mas tá desintegrado [o sistema de transporte]. Fecharam todos os retornos, para implementarem a indústria da multa”, acusou. “Nós vamos rever tudo isso com o povo”, declarou o candidato.

Por conta de Kleber Montezuma se referir sempre ao passado em relação às gestões tucanas em Teresina, Dr. Pessoa disse que o “candidato do Firmino quer viver no museu”. Salientou que o candidato tucano não tem história. “Ele amedronta os funcionários públicos de Teresina. O Dr. Pessoa tem história de cuidar das pessoas”, destacou.

Sobre o debate – Para Dr. Pessoa, os debates poderão possibilitar desempenho positivo de todos os candidatos na avaliação do eleitorado teresinense. Acrescentou que esses são momentos em que as pessoas que estão em casa acompanhando o confronto de ideias podem avaliar as melhores propostas.

“Eu vou seguir firme, mostrando ao povo que temos plano de governo, que temos propostas para beneficiar quem mais precisa do poder público, para fazer de Teresina uma cidade mais inteligente, mais inclusiva, valorizando todas as categorias, uma cidade com saneamento básico nas comunidades da periferia, uma cidade que possa gerar emprego e renda, com uma educação mais ampliada, um sistema de saúde mais eficiente para alcançar a eficácia. Vamos criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, moderna, integrada, conectada e uma administração 100% democrática”, disse Dr. Pessoa após o debate para este portal Jogo do Poder.

Redação