Destaques Geral Local Política

Agricultura familiar: Dr. Pessoa quer mais incentivo e investimentos na área

O candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, e o presidente da Câmara Municipal e candidato à reeleição, Jeová Alencar (MDB), visitaram, na noite deste sábado (26), duas comunidades do povoado Tapuia, zona rural da capital. Na ocasião, falaram sobre a necessidade de mais incentivo e investimentos para a agricultura familiar, além de infraestrutura adequada.

Segundo Dr. Pessoa, os moradores clamam por água e energia, no entanto é preciso mais. “ Essa gente não precisa só de água e luz, isso é o básico do básico, eles precisam também de transporte, educação, maquinários para trabalhar e incentivo para o desenvolvimento da agricultura familiar. O homem do campo importa muito, 70% da alimentação dos brasileiros vem da roça, mas não existe a valorização desses profissionais”, afirmou o emedebista.

Ainda de acordo com o candidato a prefeito, é necessária a implementação de um Plano de Desenvolvimento Rural. “Um plano que priorize estímulos à agricultura familiar e que contemple a capacitação dos produtores, a infraestrutura local, os equipamentos a serem utilizados no processo produtivo e a identificação de produtos locais de maior potencial de produção, além do estímulo à criação e fortalecimento das cooperativas já existentes”, pontuou Dr. Pessoa.

As duas comunidades englobam cerca de 50 famílias, que reclamam da falta de infraestrutura. “A única coisa que eles tem é a terra regularizada, mas falta tudo. A escola mais perto fica a 7km. A maioria das crianças estuda numa escola na região da Socopo, custeada por padres e jesuítas, mas o transporte escolar foi cortado. Ou seja, a prefeitura só precisa se responsabilizar pelo deslocamento dos alunos e não se dá ao trabalho de fazer. A situação precisa mudar e só ao lado de um prefeito comprometido, o vereador pode concretizar ações que beneficiem a população”, disse Jeová Alencar.

Redação