Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa garante transformar sistema de saúde e levar mais segurança à população de Teresina

O candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, afirmou em entrevista à TV do portal GP1 que uma de suas prioridades é investir na área da saúde. Ele denunciou a situação alarmante em que se encontra a rede hospitalar do município. Como médico cirurgião, disse que presenciou a morte de muita gente pela simples falta de UTIs. “Vamos fazer uma reforma ampla na saúde, com tecnologia de ponta, aumentando as vagas de UTI para cuidar bem melhor das pessoas”, disse.

Ainda na área da saúde, o emedebista revelou que no seu plano de governo consta que nenhum usuário do sistema esperará até um ano ou mais por um resultado de exame para poder começar tratamento de doenças. O máximo de espera, segundo ele, será de 30 dias. “Ora, tanto tempo de espera, 6 meses e até um ano, quando o paciente chega ao médico já se encontra em um estágio bastante avançado da doença, e muitas vezes nem chega, morre antes. Vamos diminuir esse tempo de espera. Vamos acabar com essa tal de regulação, que não funciona”, acentuou.

O candidato do MDB disse também que vai fazer uma reforma administrativa com o objetivo de cortar desperdício e garantir mais eficiência para alcançar a eficácia na administração pública. Ele disse compreender que o próximo ano será difícil na questão orçamentária em decorrência da pandemia da Covid-19, mas que vai implementar mecanismos que evitem a corrupção e o roubo do dinheiro público. Salientou que tem uma equipe preparada para efetivar as mudanças necessárias.

Dr. Pessoa explicou que, embora a segurança pública seja constitucionalmente um dever do Estado, vai criar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, porque esse é um clamor popular. A secretaria, segundo ele, será integrada com os organismos federais e estaduais de segurança, com a participação da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil Municipal. “Não queremos apenas garantir a sensação de segurança, mas o direito do povo de ir e vir”, salientou.

Dr. Pessoa também destacou trabalho que será realizado para viabilizar a construção de viadutos em Teresina, a exemplo do cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa. Disse ainda que vai focar sua administração para resolver o problema de drenagem na capital, porque “não é admissível que todos os anos a cidade sofra de um mesmo problema com enchentes em várias regiões da cidade, cuja solução vem sendo prometida há mais de 20 anos”.

O candidato destacou a transposição de trechos do rio Parnaíba para o rio Poti, no sentido de garantir a irrigação de 6 mil hectares de terra para a produção de hortifrutigranjeiros, o que possibilitará geração de pelo menos 20 mil empregos diretos, além de assegurar o acesso a produtos oriundos do próprio município. “Teresina só produz meio por cento de produtos hortifrutigranjeiros aqui consumidos. O restante vem todo de fora. Vamos acabar com isso!”, exclamou.

Sobre educação, Dr. Pessoa lembrou que na última campanha para prefeito, o atual gestor do município havia prometido que 50% das 313 escolas seriam de tempo integral, mas está chegando ao fim do seu mandato apenas com 32 pequenas escolas com esse modelo. “Vamos avançar nesse sentido, inclusive garantindo aulas de reforço nas unidades escolares que não contarem com tempo integral”, explicou.

Redação