Destaques Geral Local Política

Dia da Imunização – Prefeitura de Teresina ultrapassa a marca de 300 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid

Nesta quarta-feira (09) é comemorado o Dia Nacional da Imunização, data criada pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Neste dia, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) chegou a um total de 310.662 doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas em Teresina, sendo 224.567 da 1ª dose correspondente a 72,3% e 86.095 com a segunda dose equivalente a 27,7%.

A maior quantidade de vacinados é por faixa etária com 60 anos a mais com 125.478 pessoas vacinadas com 55,15%. Em segundo lugar está o público com comorbidades com 45.109 pessoas equivalente a 19,83%. Em terceiro o dos trabalhadores de saúde com 37.919 doses com 16,67% e outras categorias com 8,36%. Os dados estão no painel vacinação Covid-19.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que a vacinação tem avançado em Teresina. “Estamos aplicando as doses em diversos públicos prioritários, como determinado pelo Ministério da Saúde e já avançamos incluindo novos públicos por faixa etária”, diz.

Karoline Alencar, gerente de informação em saúde da FMS, destaca que esses dados refletem o trabalho e desempenho das equipes da FMS que envolvem enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo. “É uma logística de aplicação de doses que envolve parceria de outras instituições como faculdades, shopping, além de hospitais e drives”, ressalta.

A gerente destaca que foi alcançada a meta da vacinação da população idosa, dos grupos de comorbidades e de trabalhadores de saúde. “A FMS segue vacinando conforme o Plano Nacional de Imunização e lembra que as pessoas continuem seguindo os protocolos de distanciamento social, do uso da máscara facial e a higiene das mãos”, fala.

Redução de casos

As internações por síndrome respiratória aguda grave caíram 9% no período de 30/05 a 05/06, correspondente a 22ª semana epidemiológica, ao serem comparadas com as da semana anterior, de 23/05 a 29/05, em Teresina.

No mesmo período, os atendimentos por síndrome gripal nas Unidades Básicas de Saúde- UBS da capital caíram 14%; os casos confirmados de Covid-19 reduziram 8%; e as solicitações do exame RT-PCR caíram em 54% (exame para confirmação da Covid).

Os dados são do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da FMS – Teresina e constam no Painel Situacional da Covid-19 da 22ª semana epidemiológica.

Um dos fatores que contribuem para para a redução dos casos de internação é a vacinação dos idosos, de grupos de comorbidades e dos profissionais e trabalhadores da saúde, segundo análise do COE Teresina.

O médico virologista e membro do COE Marcelo Adriano destaca que é animadora a redução do número de casos confirmados com a facilitação da testagem. “Além disso, a queda na positividade pode indicar alguma baixa na transmissão da doença ou mesmo a ampliação da testagem ao incluir casos pouco sintomáticos ou dos contatos assintomáticos de casos positivos, que são as pessoas sem sintomas, mas que tiveram contato recente com alguém doente”, comenta.

De acordo com o médico, a taxa de transmissão da Covid-19 em Teresina está abaixo da unidade (1,0) o que projeta redução do número de novos casos no momento. A vacinação e as medidas de prevenção contra a Covid como o distanciamento social, uso de máscara facial, lavagem das mãos e uso de álcool em gel devem ser mantidos para que Teresina continue reduzindo índices”, reforça Marcelo Adriano.

Jogo do Poder

(Com informações PMT)

Related Posts