Geral Nacionais Política

Conselheiro de Segurança dos EUA vem ao Brasil convidar Lula para encontro com Biden

Correio Braziliense – O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, vem ao Brasil na próxima segunda-feira (5/12), quando fará o convite formal ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden, nos EUA.

A informação foi confirmada por fontes do governo americano ao Correio. Sullivan esteve no país em 2021. A nova visita ao Brasil, sem escala em outros países da América Latina, chama a atenção do ponto de vista diplomático, pois é um sinal de uma maior aproximação do país com a maior economia global.

A visita de Sullivan em Brasília será de um dia. O conselheiro também deverá se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL), no Palácio do Planalto. Juan Gonzalez, assessor de Biden para a América Latina, acompanhará Sullivan na viagem ao Brasil.

Fontes do governo dos EUA informaram que o encontro entre Lula e Biden poderá ocorrer ainda neste mês, “se houver disponibilidade na agenda do presidente eleito”.

A cerimônia de posse do novo presidente da República está marcada para o dia 1º de janeiro de 2023. A esposa de Lula, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, está coordenando a organização do evento que terá um grande show em Brasília. Mais de 20 artistas estão confirmados, incluindo Martinho da Vila e Maria Rita.

Em 2020, Bolsonaro cometeu um dos maiores erros diplomáticos da história ao demorar 38 dias para reconhecer a vitória de Biden. O chefe do Executivo fez apenas uma visita oficial à Casa Branca, em março de 2019, no primeiro ano do mandato.

Fonte: Correio Braziliense

Related Posts