Destaques Geral Municipios Política

Comemorações do Dia do Piauí movimentam Parnaíba nesta terça-feira

O governador Wellington Dias segue com as comemorações em alusão aos 199 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil. A agenda começou em Parnaíba com a Aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e Hasteamento de Bandeiras. Em seguida, foi realizada a Te Deum Laudamusem Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora da Graça.

“São 199 anos que, nesta praça, os heróis da independência tiveram a coragem de dizer que não queriam permanecer como colônia portuguesa e a partir daí, nesses ideais, é que a gente constrói o estado e o país nesse marco importante. Nós temos aqui um esforço para que estejam em consonância com os ideais da independência. De um lado a liberdade, a democracia, mas também a qualidade de vida e a oportunidade e é esse caminho que queremos trilhar em memória daqueles que tombaram em razão da nossa independência”, disse o governador.

Participaram ainda das solenidades o secretário da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles; o secretário da Saúde, Florentino Neto; o secretário de Governo, Osmar Júnior; o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho; a deputada federal Rejane Dias, entre outas autoridades do estado.

Durante o Te Deum Laudamos, o governador resgatou a luta piauiense em Parnaíba contra as forças portugueses pela independência do Piauí. Ainda durante sua fala, o governador ressaltou os preparativos para o bicentenário da independência do Piauí, ano que vem. Foi destacada a produção de quatro filmes que contam a luta pela independência em diversas perspectivas, como dos indígenas e dos escravos. Haverá também diversos eventos alusivos, além da produção e distribuição de livros com a história do Piauí.

“Aqui, um dia muito especial comemorando 199 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. E aqui na praça Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba, foi onde os primeiros piauienses liderados por Simplício Dias declararam adesão. Então, temos que homenagear esse momento histórico, relembrar que fez parte do processo de construção da nossa identidade, das nossas riquezas, nossos valores e, portanto, é sempre momento de agradecer a Deus, por isso estamos aqui na Catedral Nossa Senhora das Graças celebrando esse momento”, disse Rafael Fonteles.

Em Teresina, as comemorações seguem com a Missa em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora das Dores – Praça Saraiva e a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Theatro 4 de Setembro – Praça Pedro II.

Jogo do Poder

Fonte: CCom