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Dia do Piauí – Investimentos de R$ 400 milhões na pavimentação de rodovias aproximam os piauienses

Uma das principais características da geografia do estado do Piauí é a grande extensão territorial, sendo o terceiro do Nordeste em área geográfica. Além disso, o Estado é grande também do ponto de vista longitudinal. As maiores distâncias lineares entre os pontos extremos do estado são de 1.400 quilômetros, do norte a sul, e 618 km, de leste e a oeste. Sendo o município mais ao norte, Ilha Grande de Santa Isabel, e mais ao sul, Cristalândia. Uma consequência dessas distâncias, sobretudo nos tempos mais remotos, foi o isolamento físico dos habitantes. Com estradas e rodovias pavimentadas, começou o processo de interligação entre as regiões e uma integração maior do povo.

Uma das prioridades do Governo do Estado é aproximar cada vez mais o piauiense e permitir tanto a ligação entre os municípios quanto do Piauí com outros estados do país. O principal objetivo é fortalecer as relações sociais e econômicas. Rodovias asfaltadas permitem às pessoas realizarem diferentes atividades como saúde, educação, religiosas, turismo e lazer. As atividades econômicas como comércio e transporte da produção também são impulsionadas com estradas pavimentadas e em bom estado de conservação.

Trecho da PI-331 que recebeu nova camada asfáltica. Nesse serviço foram investidos R$ 2,3 milhões (Foto: Flauber Marques)

Sabendo, portanto, que uma malha viária ramificada é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento, o Governo do Estado executa o Programa de Desenvolvimento Econômico e Social, o PRO Piauí, que implementa obras e ações nas áreas da saúde, educação, segurança, social, infraestrutura, modernização, parcerias público-privadas (PPPs) e atração de investimentos

O secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, destaca que, mesmo em meio ao cenário adverso que o Brasil vive desde 2015, de crise econômica e fiscal, agravado pela crise sanitária e social decorrente da pandemia da Covid-19, o Estado do Piauí, segundo ele, “na contramão desse cenário adverso”, apostou nos investimentos públicos como medida para a recuperação econômica.

“Então o PRO Piauí são obras e ações que evolvem tanto o desenvolvimento social como o econômico. São mais de 2 bilhões sendo aplicados na educação, mais de 2 bilhões na infraestrutura. E quando eu somo todos os setores e segmentos do programa, teremos R$ 6 bilhões em investimentos, obras e ações programados para serem realizadas neste mandato do governador Wellington Dias. Estimamos mais de 50 mil empregos gerados com esses investimentos, em mais de 1.500 obras. Podendo chegar a mais de 2 mil obras dentro do PRO Piauí, melhorando a qualidade de vida e gerando emprego e renda para a população. Realmente é um impacto social e econômico muito forte” ressaltou Rafael Fonteles.

Recuperação da PI-115, entre Campo Maior, Juazeiro e Castelo

Recuperação da malha rodoviária e pavimentação de novas rodovias

Na área da infraestrutura, o PRO Piauí permite a implementação do Plano Estadual de Recuperação e Implantação de Novas Rodovias. Esse plano permite a restauração dos trechos desgastados dos mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais asfaltadas e também a pavimentação de novas vias.

O secretário Rafael Fonteles destaca que mais de 4 mil quilômetros de rodovias já existentes estão sendo recuperados e recebem investimentos de mais de R$ 800 milhões para restauração, reconstrução, conservação e operação tapa-buraco. Já na pavimentação de novas rodovias o gestor informa que estão sendo investidos R$ 400 milhões.

Com esses investimentos, o Piauí chegará ainda este ano ao marco de ter todos os 224 municípios interligados por asfalto. Isso porque o Estado está concluindo a pavimentação da PI-256, que liga os municípios de Curimatá a Morro Cabeça no Tempo. A via também beneficia outras cidades da região do extremo Sul do estado.  Foram asfaltados 64 quilômetros na PI-256 e investidos mais de R$ 30 milhões, com recursos do PRO Piauí.

O governador Wellington Dias destaca que a conclusão dessa rodovia tem um significado histórico. “Com a sua conclusão, completamos 100% dos municípios interligados por asfalto no Piauí. Isso gera mais segurança e benefícios para todo os 224 municípios do estado. Quando assumi o primeiro mandato, em 2003, só tínhamos 66 municípios integrados por asfalto, cerca de 1.500 km e em uma situação muito ruim. Agora, são mais de 6.500 km de rodovias asfaltadas em todo o estado”, ressaltou o gestor.

Trecho da PI-112 na zona rural de União

Além de chegar a esse marco, o Governo do Piauí também pavimenta outras vias que permitem encurtar distâncias entre os municípios, em diferentes regiões, dando mais opções de acesso às cidades. É o caso da pavimentação da PI-215, no trecho entre os municípios de Campo Maior e Coivaras. A estrada era carroçal e agora vai passar da lama e da poeira para uma nova realidade. Serão asfaltados 27,88 quilômetros, que compreende toda a extensão da rodovia entre as duas cidades. A estrada, depois de concluída, também facilitará o acesso ao município de Alto Longá. Atualmente, os moradores dessa região precisam percorrer distâncias maiores para ter acesso aos municípios.

Os investimentos são do PRO Piauí, de R$ 11.919.569,31, e a previsão de conclusão dos trabalhos é o início do primeiro semestre de 2022.

Rodovias fortalecem ligação do Piauí com estados vizinhos 

Além de melhorar o acesso aos municípios piauienses, os investimentos do Governo do Estado também contemplam a pavimentação de rodovias que ligam o Piauí a outros estados, fortalecendo a integração regional e impulsionando as relações econômicas e sociais. É o caso da pavimentação asfáltica da PI-322, que liga o município piauiense de Buriti dos Montes, no Território dos Carnaubais, à cidade cearense de Crateús. A via, que foi toda asfaltada nos seus 19 quilômetros de extensão, recebeu investimentos de R$ 8,3 milhões e já está liberada para tráfego de veículos.

Além de estreitar as relações sociais dos moradores dos municípios dos dois estados, a rodovia pavimentada vai estimular o desenvolvimento econômico da região, já que vai permitir o escoamento da produção e a exploração de potencialidades dos municípios piauienses, como o turismo, já que a via dá acesso a atrativos naturais como o Cânion do Rio Poti.

Pavimentação da PI-322 fortalece integração do Piauí com o Ceará (Foto: Roberta Aline)

Já no Extremo Sul piauiense, o Governo do Estado trabalha na implantação de asfalto na PI-255, estrada que liga a cidade de Avelino Lopes, no Piauí, à divisa com a Bahia, no município de Buritirana. A obra está em fase de conclusão, com mais de 90% dos trabalhos executados e previsão de entrega ainda este ano.

Só em Avelino Lopes, vivem mais de 11 mil pessoas, que serão diretamente beneficiadas com a nova estrada. Cidades vizinhas como Curimatá e Júlio Borges também poderão contar com essa nova rota para a Bahia. Já do lado baiano, além de Buritirana, as cidades de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado também serão diretamente impactadas com a obra.

Rodovia que liga a cidade de Avelino Lopes à divisa com a Bahia

Pavimentação vai permitir ligação rodoviária entre o norte e sul do Piauí 

Uma das obras de pavimentação de rodovia que terá grande impacto na integração do estado é a PI-120, no trecho entre a PI-115, em São Miguel do Tapuio, a Pimenteiras. Com investimentos da ordem de quase R$ 31 milhões, a pavimentação da via permitirá a interligação entre o norte e o sul piauiense.

Depois de concluída, a obra permitirá trafegar entre a BR-316, em Valença, até a BR-343, em Campo Maior. Esse era o único trecho da rodovia estadual, nesse complexo rodoviário, que faltava pavimentação para permitir a interligação dessas duas rodovias federais.

Inicialmente estão sendo asfaltados 39 quilômetros, sendo que 28% dos serviços já foram executados, com a pavimentação de 18 km da rodovia, incluindo as obras de drenagem e sinalização. Os serviços seguem com a terraplanagem de mais quatro quilômetros da via, o que corresponde ao trecho de São Miguel do Tapuio até o Povoado Coqueiro.

O secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, destaca que a PI-120 é uma obra importante e é um sonho de décadas da população tanto de São Miguel como de Pimenteiras. Ele garantiu que será pavimentado um total de 70 km. “Uma boa notícia é que já temos 18 km concluídos até o povoado Coqueiro. Mas teremos o asfaltamento até o povoado Brejo da Onça, serviço que será finalizado até o fim deste ano. E no ano que vem chegaremos até Pimenteiras, permitindo o acesso aos territórios Vale do Sambito e Vale do Rio Guaribas”, destacou o gestor.

Secretário Rafael Fonteles destaca investimentos na pavimentação de rodovias (Foto: Moisés Saba)

Duplicação de rodovias facilitam acesso a Teresina 

A maior ligação econômica e social dos municípios piauienses é, sem sombra de dúvidas, com a capital Teresina. Seja para atividades como educação, comércio e saúde como para o acesso a serviços públicos ou de turismo, lazer e esportes. A chegada à capital tanto pelo norte como pelo sul piauiense já é uma nova realidade, sem engarrafamentos ou risco de acidentes. Isso graças à conclusão do processo de duplicação das BR-343, já entregue, no lado norte, como da BR-316, em fase de finalização, pelo lado sul.

A entrada/saída de Teresina para o norte do estado foi entregue no mês de agosto toda duplicada em 9,5 km, sinalizada e iluminada. A duplicação da rodovia garantiu uma via expressa e facilita o trânsito, sobretudo nos horários e datas com maior fluxo de veículos. No total, foram investidos R$ 54 milhões, recursos que permitiram intervenções que, além de melhorar o tráfego, resolveu, de forma definitiva, questões de drenagem, pondo fim a inundações que ocorriam em trechos da avenida, que traziam consequências e transtornos para o trânsito. Durante os serviços, foram construídos grandes bueiros que vão evitar que ocorram novas inundações.

Já a duplicação da BR-316, na entrada/saída para o sul do estado, os serviços estão em fase de finalização, com a pista principal e pista marginal esquerda já concluídas e liberadas para o trânsito de veículos. A sinalização horizontal e vertical e a iluminação da pista principal também já foram concluídas. Para finalizar a pista marginal direita, falta apenas a pavimentação de um trecho de 300 metros, na altura do posto da Polícia Rodoviária Estadual (DER).

Duplicação da BR-316 está em fase de finalização (Foto: Moisés Saba)

Os trabalhos agora são executados na construção de duas passarelas para pedestres, conclusão da rotatória sob o viaduto do Bairro Porto Alegre e a pavimentação de duas passagens de desnível que servem para o retorno de veículos.

Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 70 milhões nessa via que vai melhorar ainda o acesso a dezenas de bairros da zona sul de Teresina. Diariamente, milhares de pessoas que residem nessa região utilizam a via para se locomover para chegar ao local de trabalho ou para atividades como educação e saúde.

A pista principal e as marginais já foram liberadas para o trânsito de veículos (Foto: Moisés Saba)

Outra obra que também facilita e melhora o acesso a Teresina é a duplicação da PI-112, no fim da Avenida Presidente Kennedy, na rotatória de acesso ao Povoado Cacimba Velha, seguindo dois quilômetros em direção à cidade de União. A duplicação facilita o acesso a comunidades rurais que ficam na região e a PI-112 também dá acesso a outros municípios, como Davi Caldas, Miguel Alves e Porto do Piauí.

Os investimentos para a obra são de R$ 3,9 milhões. A via terá, ao fim dos trabalhos, duas pistas com 7,50 metros de largura cada uma. A intervenção contempla ainda dois passeios laterais e um canteiro central, todos com dois metros de largura. “A obra está avançada, o tráfego já está fluindo normalmente. É um dispositivo de duplicação que visa desafogar o tráfego para quem vai no sentido de União e que, em conjunto com a duplicação das BRs 343 e 316, desafogará as três principais saídas de Teresina”, afirmou o diretor do DER, Castro Neto.

Jogo do Poder

Fonte: CCom

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