Destaques Geral Local Política

Chico Lucas disse que vai trabalhar no combate ao crime e também na prevenção

O procurador Chico Lucas, que irá assumir a Secretaria de Segurança Pública do Piauí em 2023, pretende atuar aliando combate ao crime e prevenção. Foi o que ele destacou em entrevistas concedidas na manhã desta terça-feira, 1o de novembro. “Vamos atuar com pulso firme no combate ao crime, mas com ações de muito importantes de prevenção. Isso segue uma diretriz do governador eleito Rafael Fonteles, que foi anunciada ainda na campanha eleitoral”, disse ele.

O anúncio de que Chico Lucas será o novo secretário de Segurança foi feito pelo governador eleito na segunda-feira (31), pelas redes sociais. Chico Lucas afirmou que vai trabalhar com foco não somente para repressão, mas com políticas públicas de prevenção, direcionadas especialmente para os jovens. “Teremos uma ação muito firme na repressão ao crime, mas também atuaremos com políticas públicas nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer, principalmente junto aos jovens, para garantir que tenham ocupação e afastá-los da criminalidade”, disse.

O futuro secretário destacou ainda o trabalho na eficiência do sistema. “O crime ocupa o espaço onde o Estado não chega. Nós temos que preencher esse espaço para romper esse ciclo”. Adiantou ainda que toda a cadeia que atua no crime será responsabilizada criminalmente. “Ou seja, quem pratica o ato ilícito será punido, assim como quem compra e quem vende produto do crime. Em maior ou menor grau, todos serão responsabilizados”, explicou.

Uma gestão presente nas comunidades também será prioridade. “A Segurança tem de se aproximar da comunidade. Vamos conversar com as escolas, com as associações de moradores e os movimentos sindicais para buscar as medidas e ações mais adequadas para enfrentar o crime e a violência. É um pacto pela vida que vamos celebrar integrando todos esses segmentos”, acrescentou Chico Lucas.

O modus operandi de Chico Lucas se baseará nas orientações de Rafael Fonteles, que determinou em seu plano de governo priorizar a segurança pública, com a contratação de 4 mil novos policiais, ampliação do sistema de inteligência e de tecnologia, e ações integradas entre as polícias, o Sistema Penitenciário e o Judiciário.

Fonte: Assessoria

Imagem: Reprodução Web

Related Posts