Geral Local manchetes Política

Caged: Teresina representa cerca de 70% das vagas formais no Piauí

Por mais um mês consecutivo, o Piauí vem liderando o crescimento do emprego no Brasil. O saldo positivo de janeiro a outubro de 2023 de novos empregos no estado é de 23.882 vagas, desse total, 9.472 foram na capital, Teresina. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), na última terça-feira (28) de novembro.

No mês de outubro, Teresina apresentou crescimento positivo no saldo de empregos formais no Piauí, registrando a abertura de 1.564 vagas de emprego com carteira assinada, o que representa cerca de 70% do total gerado no estado para o período. No acumulado de janeiro a outubro o saldo foi de 9.472 postos criados.

“Isso é resultado de uma política pública eficiente da Prefeitura de Teresina, administrada pelo Dr. Pessoa, que apoia a geração de empregos na cidade e do empresariado da capital e de grupos que veem a cidade com bons olhos”, pontuou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alessandro Dantas.

A capital teve desempenho positivo nos quatro grupos de atividades econômicas avaliadas. No setor de serviços o saldo é de mais de 888 postos criados, seguidos do comércio com 216, Construção Civil com 405 e indústria com 27.

Quanto às atividades de maior aumento na geração de empregos, em Teresina se destacaram: serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas com (718) e transporte, armazenagem e correios (95).

A maior parte das vagas está centrada em jovens de 18 a 24 anos (765), e pessoas com ensino Médio Completo (1.018). “Isso mostra, que a qualificação e melhorias do ensino por parte do município, somadas a ações com foco no futuro profissional dos jovens, é uma política necessária e que gera frutos a toda a sociedade”, concluiu o secretário, Alessandro Dantas.

 

Fonte: Semdec – Imagem: Marcelo Camargo

Related Posts