Geral Internacionais Política

Acordo já exportou quase 30 milhões de toneladas de grãos e alimentos da Ucrânia

As Nações Unidas revelaram que a Iniciativa do Mar Negro exportou 29.798.277 toneladas de grãos e alimentos desde julho, quando foi criada. Esforços estão em curso para a extensão do acordo que expira neste 18 de maio.

As exportações realizadas com navios fretados pelo Programa Mundial de Alimentos, PMA, transportaram 595.169 toneladas em apoio à ação humanitária em países como Afeganistão, Etiópia, Quênia, Somália e Iêmen.

Centro de Coordenação Conjunta

No ano passado, a Ucrânia forneceu mais da metade do total de trigo, usado em operações da agência das Nações Unidas, o que ocorreu também em 2021. 

O Escritório do coordenador da ONU atua junto à Turquia e as partes envolvidas para facilitar movimentos e inspeções de entrada e saída de embarcações na Ucrânia.

As Nações Unidas colaboram na implementação do acordo com a Rússia, Ucrânia, Turquia através do Centro de Coordenação Conjunta, ICC, com sede em Istambul.

A ONU afirma que as exportações ajudaram vários países a enfrentar os efeitos da crise alimentar global agravada pela guerra na Ucrânia.

Verificações interrompidas desde domingo 

Os navios são inspecionados perto da Turquia por funcionários do JCC, antes de seguirem pelo Mar Negro para um porto ucraniano através de um corredor humanitário marítimo.

No entanto, o JCC não realiza verificações desde domingo. Neste momento, pelo menos 14 navios estão em portos ucranianos carregando aproximadamente 600 mil toneladas de grãos e alimentos.

A iniciativa também prevê a exportação de fertilizantes, incluindo amônia, mas segundo o comunicado, “não houve tais exportações até agora.”

Fonte: ONU News – Foto: Ocha/Levent Kulu

Related Posts