Destaques Geral Local Política

Mulheres atendidas pela SMPM participam de roda de conversa sobre saúde mental

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a saúde emocional das mulheres brasileiras piorou ou piorou muito durante a pandemia. Diante desse quadro, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) promoveu, na manhã desta terça-feira (25), uma roda de conversa com as assistidas do serviço Florescer Sudeste em alusão a campanha Janeiro Branco – que tem como foco os cuidados com a saúde mental e emocional.

O bate-papo “Você está de olho na sua saúde mental” envolveu em torno de 15 mulheres e contou com a participação da psicóloga da SMPM, Nathalie Ciarlini, que debateu junto às atendidas no centro os principais problemas enfrentados pelas mulheres nesse período.

“Tivemos uma sobrecarregada emocional muito maior e as mulheres foram mais afetadas na pandemia seja em casa, no trabalho ou com a questão hormonal. Levamos uma escuta qualificada com a roda para ajudar na saúde mental e física delas, é algo prazeroso para gente conversar mais, todo mundo precisa de escuta e o Janeiro Branco intensifica isso”, observa a psicóloga da SMPM. “É importante construir estratégias para priorizar a saúde: fazer exercícios, ler, procurar manter as relações que nos fazem bem, principalmente agora”, indicou Nathalie Ciarlini.

Na ocasião, algumas mulheres debruçaram sobre suas experiências pessoais, destacando as dificuldades enfrentadas. É o caso de Juliana Sousa participante do serviço florescer. Ela relata que conheceu o serviço há seis meses e que é de suma importância à realização dessas ações.

“Tem muitas mães que têm coisas guardadas e necessitam muito de ajuda profissional”, pontua a atendida há seis meses pelo Florescer. “Gostei muito e até quero que a psicóloga e assistentes sociais venham mais vezes”, ressaltou. Ela frisa que Serviço tem ajudado a estabelecer ferramentas que oferecem alternativas para cuidados com o corpo, saúde mental e auxiliado no seu empoderamento pessoal.

O Janeiro Branco é uma Campanha que visa disseminar debates em áreas sociais a respeito de como anda a saúde mental da população. As rodas de conversa serão realizadas em todas as unidades do Serviço Florescer e no Centro de Referência Esperança Garcia, serviços veiculados à Secretaria da Mulher em Teresina.

Fonte: SMPM

Related Posts