Destaques Geral Local Política

Piauí e outros estados do Nordeste não devem realizar Réveillon e Carnaval 2022, recomenda Comitê Científico

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, criado pelos governos estaduais da região para coordenar o combate à pandemia, publicou nesta sexta-feira (3/12) um boletim no qual pede o cancelamento das festas de Réveillon e de Carnaval em 2022, alegando que as aglomerações “resultariam em nova onda da pandemia”.

A recomendação é endereçada a governos e prefeituras do Nordeste e leva em conta o risco de crescimento no número de infecções pela Covid-19, sobretudo no contexto do espalhamento de uma nova variante do vírus, a Ômicron.

O colegiado de especialistas também recomendou um esforço para completar a vacinação da população contra o coronavírus e a manutenção de medidas de controle como o uso obrigatório de máscaras e a exigência do passaporte vacinal em locais públicos de grande circulação, como shopping centers e estádios de futebol. A busca ativa de não vacinados ou de pessoas que tomaram apenas uma dose da vacina também é sugerida no documento.

Os gestores públicos da região já vinham demonstrando preocupação com um possível agravamento da pandemia e agora terão o respaldo científico para tomar as decisões. Em Salvador (BA), por exemplo, a prefeitura já havia anunciado o cancelamento das festas de fim de ano, mas ainda não se pronunciou sobre o Carnaval.

O boletim afirma que o Piauí apresenta indicadores de riscos pandêmico e epidêmico altos. Curvaturas de Ricci indicando alto risco. O tradicional R(t) se encontra em 1,46 (Média-Móvel 7 dias). Ocupação de UTIs em 50.09% e com estabilização da demanda de quantidade de leitos total e cobertura vacinal em 57.95% (58,3% MS) com a 2a dose. Apresenta óbitos abaixo de uma dezena/dia (Média-Móvel de 7 dias em 2,57 óbitos/dia) e casos em centenas/dia (Média-Móvel – 7 dias – em 246 casos/dia). PORTANTO, NO PRESENTE MOMENTO, NÃO SE TEM SEGURANÇA SANITÁRIA PARA QUAISQUER LIBERAÇÕES DE ATIVIDADES PRESENCIAIS COMO FESTAS DE FINAL DE ANO E CARNAVAL. A taxa de infecção do Piauí está em 86/100.000 habitantes.

Prefeito Dr. Pessoa anuncia cancelamento de festas oficiais de Réveillon e do Carnaval 2022

 prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, do MDB, anunciou na manhã desta quinta-feira (02), por meio de nota, o cancelamento do Réveillon e Carnaval 2022, na capital.

Segundo o prefeito, mesmo com um percentual de mais de 84% da população vacinada com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, é preciso continuar tomando medidas de combate ao coronavírus.

Ainda conforme o prefeito Dr. Pessoa, o Poder Público Municipal tomou a decisão levando em conta as orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do município, que avalia o cenário da pandemia a nível mundial.

A Prefeitura de Teresina ressaltou que está de acordo com normas sanitárias que exigem comprovante de vacinação e máscaras para acesso aos eventos públicos.

Confira a nota na íntegra:

Nota

A Prefeitura de Teresina informa que mesmo com um percentual de mais de 84% da população vacinada com as duas doses da vacina contra o coronavírus, não terá um calendário de comemorações de festas de final de ano e de carnaval em 2022 como forma de medida preventiva contra o coronavírus.

O poder público municipal segue as orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do município, que se reúne constantemente a fim de avaliar o cenário da pandemia a nível mundial.

A prefeitura está de acordo com normas sanitárias que exigem comprovante de vacinação e máscaras para acesso aos eventos públicos.

Jogo do Poder

Fonte: Metrópoles/Jogo do Poder

 

Related Posts