Em Teresina, foram realizadas pelo SUS 12.090 mamografias no período de janeiro a julho deste ano nos 14 estabelecimentos de saúde credenciados. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla) foi quem mais realizou o exame totalizando 5.114 mamografias realizadas este ano até julho.
Neste mês denominado de Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama e o exame mais preciso é a mamografia, que é o exame radiológico feito nas mamas e fornece imagens detalhadas capazes de identificar a doença, antes mesmo que a mulher tenha sintomas.
Sobre o atendimento à saúde da mulher, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, diz que em Teresina as mulheres recebem atendimento nas 92 Unidades Básicas de Saúde e conforme a necessidade é feito encaminhamento para especialistas. “Temos uma rede de atendimento com serviços de consultas, realização de exames e outros procedimentos médicos para atender a mulher. Elas são atendidas pelas equipes da unidade de saúde e exames das mamas podem ser solicitados conforme a necessidade de cada paciente e somente com a recomendação médica”, diz.
Sobre a mamografia
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.
A mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falso-negativos (resultado negativo para câncer em pacientes com câncer) e também de falsos-positivos (resultado positivo para câncer em pacientes sem câncer), o que gera exposição desnecessária à radiação e a necessidade de realização de mais exames.
Fonte: FMS