Você sabia que em setembro, em Teresina, é comemorado o Dia do Frevo? Este estilo musical tão característico do Nordeste será lembrado no dia 14 de setembro. No próximo domingo, dia 12, na Ponte Estaiada, a partir das 17h30, haverá um concerto da Orquestra Sanfônica de Teresina em homenagem ao frevo.
A apresentação da Orquestra Sanfônica carrega o nome de “Frevo Sanfonado”, que por sua vez é o título de uma das mais famosas composições de frevo do acordeonista Sivuca.
Écore Nascimento, acordeonista da Orquestra Sanfônica, conta que o Frevo é uma das manifestações culturais tradicionalmente nordestina e que a Orquestra está preparando uma bela homenagem.
“O colorido é mágico e as obras musicais são contagiantes. Este é um dos concertos mais vibrantes da Orquestra Sanfônica e celebrar este dia aqui em Teresina traz um toque de nordestinidade que já existe em nossas veias. Sem dúvida a grande surpresa é a execução de uma orquestra de sanfonas a tocar frevo. O Acordeon é um instrumento muito versátil e rompe fronteiras musicais, durante o concerto isto fica bem nítido.” pontuou.
O Frevo tem origem no estado de Pernambuco, um estilo musical e uma dança brasileira que teve em sua essência a influência da capoeira, além da fusão de alguns gêneros musicais como a marcha, maxixe e polca.
A Orquestra Sanfônica de Teresina tem buscado mostrar a versatilidade do acordeon e suas infinitas possibilidades na execução de obras de diversos estilos musicais, em que o erudito se mescla ao popular e encanta o público com os acordes e o timbre característico de um dos instrumentos mais populares da cultura brasileira.
O Projeto da Orquestra Sanfônica é mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves, e atua há oito anos na capital com participação nas festas tradicionais da cultura popular e no ensino de música no Palácio da Música.
Para mais informações sobre apresentações e projetos culturais que ocorrem na cidade, basta acompanhar o site cultura.teresina.pi.gov.br ou através das redes sociais.
Fonte: FMC