Destaques Geral Local Política

Semec orienta diretores escolares sobre importância do Censo Escolar

Diretores de escolas têm até o dia 23 de agosto para preencher o formulário do Censo Escolar 2021. Essa é a principal forma de coleta de dados e informações estatísticas relativas à educação básica em âmbito nacional. Para orientar os gestores da Rede Municipal de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) reuniu os profissionais e passou todas as informações necessárias para esta etapa.

As informações de cada escola são coletadas anualmente por meio de formulários. Elas tratam de matrículas, infraestrutura, professores, funcionários, entre outras características das unidades de ensino. Os dados apurados servem de base para a avaliação da qualidade da educação, distribuição de recursos federais, orientação de políticas públicas e elaboração das estatísticas educacionais do país.

Segundo a gerente de Ensino Fundamental da Semec, Geane Alves, o Censo Escolar é muito mais que uma contagem de alunos. “A pesquisa cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade de ensino”, afirma. Geane explica que os dados são responsáveis por apontar, por exemplo, as taxas de reprovação e abandono escolar. “Nos ajuda a perceber os principais problemas, para então buscarmos soluções com base em dados concretos”, pontua.

Carlos Augusto, coordenador da Divisão de Dados da Semec, destacou a importância de preencher corretamente cada campo do formulário. “Essa é uma etapa muito importante da gestão escolar, pode fazer a diferença na garantia de recursos e outros benefício para as escolas. Nesse momento, estão coletando dados iniciais sobre quantidade de alunos, professores e características estruturais. É necessário ficar atento aos prazos”, concluiu.

Jogo do Poder

Fonte: Semec

Related Posts