Destaques Geral Local Política

Prefeito Dr. Pessoa anuncia parceria com 2º BEC e atendimento de demandas de 30 anos por pavimentação

Ao visitar comunidades das zonas Sul e Sudeste no último fim de semana, para assinar ordens de serviços de pavimentação, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), destacou que sua gestão passa a atender demandas da população que vêm sendo reclamadas há 30 anos. E disse mais: “Teresina deve melhorar a mobilidade urbana com 80% das vias pavimentadas até 2022”, adiantou, acrescentando ainda que a cidade vai passar por um novo processo de asfaltamento com a ajuda do Exército Brasileiro, através do 25º Batalhão de Engenharia e Construção (2º BEC).

“O que queremos garantir a essas pessoas é a acessibilidade, que não existe por aqui, o direito de ir e vir, como reza a Constituição, dignidade, sem a poeira dentro de suas casas no período seco e a lama no período chuvoso. Estamos entregando e iniciando várias obras em apenas 6 meses de administração”, assinalou o prefeito.

Em relação a asfaltamento, Dr. Pessoa acentuou que essa parceria com o 2º BEC será um grande avanço para obras que garantirão mobilidade ao povo de Teresina. Além dessa parceria, o prefeito citou a revitalização da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) para a produção de asfalto e realização de obras de pavimentação asfáltica.

O superintendente da Saad Sudeste (Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Sudeste), vereador Zé Nito (MDB), disse que os recursos para a implantação de 15 mil metros quadrados de calçamento na região já estão garantidos via Caixa Econômica Federal, na ordem de R$ 750 mil.

O prefeito de Teresina fez questão de conversar com os moradores para ouvir de perto suas reclamações. No Parque das Esplanadas (zona Sul), por exemplo, Dr. Pessoa constatou as dificuldades que os moradores têm de ir e vir diante de vias intrafegáveis. Sobre isso, o superintendente da Saad Sul, Alípio Paiva, disse que está programada para essa região a pavimentação de seis ruas, adiantando, inclusive, que o projeto PRO Piauí, do Governo do Estado, vai ajudar em obras de calçamento de outras vias.

Moradores agradeceram a visita e a iniciativa do prefeito Dr. Pessoa em olhar mais perto as dificuldades pelas quais estão passando. Railane Talita, de bairro da zona Sudeste de Teresina, relatou os problemas que a população enfrenta por falta de calçamento. “Aqui, a gente vive problemas sérios por conta da poeira e da lama. Temos muitos cadeirantes que enfrentam problemas de locomoção.”

Rosean Dourado, outro morador da zona Sudeste, revelou que tanto a poeira como lama provoca “todo tipo de doença” nas crianças. “Esse calçamento vai ser maravilhoso”, arrematou.

Por sua vez, Larissa Carvalho, moradora do Parque das Esplanadas, zona Sul, reclamou da situação das ruas, com crianças brincando na lama e pessoas que não conseguem trafegar por conta dos buracos. “Faz tempo que a gente luta por esses calçamentos, porque é muito difícil”, salientou.

O prefeito ouviu todos esses relatos e autorizou as ordens de serviço beneficiando, na zona Sudeste e Sul, o Residencial Ancelmo Dias e os bairros Parque das Esplanadas, Planalto Santa Fé II, Residencial Hélio Paiva e Lourival Parente. A assinatura das ordens de serviços teve início pelo Residencial Ancelmo Dias onde o investimento é de mais de 750 mil reais conseguidos através de convênio com a Caixa Econômica Federal/Finisa. A Empresa contratada para execução da obra é a JAS.

O prefeito ressaltou sobre o prazo de conclusão da obra no local. “Estamos aqui para dar mais dignidade ao povo da Vila Ancelmo Dias que terá suas ruas pavimentadas num prazo de 6 ou 7 meses”, garantiu.

Na zona Sul, no bairro Parque das Esplanadas, serão realizados calçamentos em seis vias, com um investimento no valor de mais de 190 mil reais; no Planalto Santa Fé II e Residencial Hélio Paiva, são 3 vias beneficiadas e os recursos serão na ordem de mais de 134 mil reais; já no Lourival Parente, serão 17 vias que receberão calçamento, e o recurso total é de mais de R$ 730 mil.

“Até o término de 2022, cerca de 80% das dificuldades de ir e vir de Teresina estarão resolvidas, quase toda Teresina será calçada e asfaltada”, garantiu o prefeito.

Jogo do Poder

Related Posts