Inaugurada no dia 15 de julho do ano de 1976, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) completa, nesta quinta-feira (15), 45 anos de existência, prestando atendimento às parturientes e neonatais de alto risco de todo o Piauí e estados vizinhos.
Conhecida e reconhecida como Unidade Hospitalar de Alta Complexidade, a MDER atende uma média de 9 mil grávidas por ano e tem hoje 240 leitos entre clínicos e UTI. A maternidade vem se adaptando, ao longo dos anos, com o objetivo de oferecer atendimento à altura de sua marca registrada.
Este mês será inaugurada a nova Ala F , com mais 24 novos leitos para atender gestantes, puérperas e bebês do estado. “O espaço será inaugurado devido a uma emenda proposta pela então senadora Regina Sousa (PT), atual vice-governadora do estado”, explica o diretor da maternidade, Francisco Macêdo.
Serão leitos de alojamentos conjuntos, ou seja, são 48 leitos, sendo 24 para gestantes com 24 leitos de bebês. “Com essa nova ala, vai melhorar o atendimento às pacientes, já que é uma área totalmente nova com todo equipamento e condição de funcionamento e irá desafogar a procura, que é elevada”, frisa o diretor , lembrando que nesse período de pandemia onde as maternidades do interior se transformaram em ala covid, mais pacientes têm procurado a maternidade através da regulação por ser a única do Piauí com atendimento de alto risco para o binômio mãe- bebê.
Francisco Macêdo disse ainda no pior momento da pandemia, a MDER não teve fila de espera, mesmo com o aumento da demanda de casos. Na maternidade, existem 10 leitos UTI Covid. “Não teve problema com falta de kit inbutação, medicamentos vasoativos, neuromusculares”, lembrou.
Melhorias
A maternidade passa por uma outra grande reforma no setor da farmácia, que deve ser inaugurada nos próximos dias. Além disso, a ala administrativa, como controle interno, setor de compras, faturamento e recursos humanos RH também foram reformadas. O diretor comemora ainda a aquisição de tomógrafo com sala nova e reformou a casa dos resíduos sólidos.
Somente nos últimos três anos, em sua gestão, a maternidade recebeu mais de R$ 5 milhões de investimentos entre equipamentos e obras.
A Maternidade Dona Evangelina Rosa vive momentos de conquistas e comemorações, como a implantação da Rede Cegonha há alguns anos, que visa humanizar e reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, com foco no pré-natal, e de ampliação do programa “Mãe Canguru”, que contribui significativamente para a recuperação de bebês prematuros.
O Banco de Leite da MDER é um dos mais atuantes do Brasil, prova disso é que a instituição possui o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef em reconhecimento às boas práticas de incentivo ao aleitamento materno.
A MDER conta com equipes completas 24 horas por dia, mobilizando obstetras, pediatras, anestesistas, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermeiros com especialização em obstetrícia e pediatria. Estes profissionais oferecem atendimento às gestantes de alta complexidade.
Fonte: Ascom Sesapi