Destaques Geral Local Política

Prefeitura de Teresina firma parceria internacional para criar espaços, programas e serviços com foco na primeira infância

A cidade de Teresina agora integra a Urban95, uma iniciativa da Fundação Bernard van Leer que dá suporte para municípios incluírem a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e também nos seus programas e serviços. A participação do município é um trabalho desenvolvido pelo departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).

O programa está presente em oito países e apoia 24 cidades no Brasil a pensar no planejamento urbano com base na seguinte pergunta: “Se você tivesse 95 cm de altura (a altura média de uma criança de três anos), o que você faria diferente na cidade?”. A partir deste mês de julho, a capital passa a integrar esse grupo, junto com outras dez novas cidades parceiras.

A Prefeitura de Teresina receberá suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para primeira infância.

“A missão da Urban95 é promover e compartilhar experiências que incentivam o desenvolvimento da primeira infância, sob a perspectiva de que todos merecem um bom começo. As políticas públicas se concretizam para as crianças no território, onde elas vivem e se desenvolvem”, explica Claudia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil.

Os novos membros da iniciativa Urban95 passaram por um cuidadoso processo seletivo, que levou em conta aspectos como comprometimento do gestor, diversidade, intersetorialidade, políticas para primeira infância e transparência. As cidades que entraram para a iniciativa são: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Benevides (PA), Canoas (RS), Cascavel (PR), Mogi das Cruzes (SP), Paragominas (PA), São José dos Campos (SP), Sobral (CE), Teresina (PI), Uruçuca (BA).

Esses municípios se juntam a outros 13 que já estão implementando ações e projetos para a primeira infância em seus territórios com apoio da Urban95, entre eles, Fortaleza (CE), Recife (PE) e São Paulo (SP). Essas cidades estão mostrando como funciona, de fato, uma gestão municipal que prioriza os primeiros anos de vida.

Em Jundiaí (SP), foi aprovado o plano diretor em 2019 com um capítulo inteiro dedicado às crianças, assegurando neste instrumento a continuidade do olhar estratégico. A cidade tem transformado o espaço público para receber melhor a primeira infância e seus cuidadores, com iniciativas como as ruas abertas e rotas seguras. Além disso, a gestão municipal tem levado programação cultural e educativa para equipamentos públicos de saúde, educação e assistência social.

Jogo do Poder

Fonte: Semcom

Related Posts