Geral Municipios Política

PRO Piauí investe na educação de Buriti dos Montes

O município de Buriti dos Montes recebeu, neste sábado (19), investimentos do PRO Piauí, programa de desenvolvimento social e econômico em diversas áreas. A ação ocorreu com a presença do secretário de Estado da Fazenda e coordenador do programa, Rafael Fonteles, acompanhado de gestores estaduais, parlamentares e gestores municipais.

À frente do PRO Piauí na área da Educação, o secretário Ellen Gera anunciou investimento para a Unidade Escolar Antônio Deromi Soares, de 2 milhões de reais, contemplando a infraestrutura.

“Estivemos com toda a equipe escolar acompanhando o trabalho desenvolvido junto aos estudantes em um espaço acolhedor e inclusivo que será contemplado também com os investimentos do PRO Piauí Educação. Está prevista a construção de quadra poliesportiva, climatização dos laboratórios, ampliação no número de salas de aula e garantia de um espaço totalmente multifuncional, contemplando a sala de mediação tecnológica já existente na escola”, disse o gestor.

A Unidade Escolar Antônio Deromi Soares atende as modalidades de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. Além disso, a escola, em 2017, obteve o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 3,7, ampliando o índice anterior, que era de 3,3. Este avanço é refletido na conquista de aprovações no SISU e uma alta participação no Enem, entre as escolas da 5ª GRE (Gerência Regional de Educação).

Durante a pandemia, a equipe pedagógica entregou materiais impressos, cadernos personalizados de preparação para o Enem, além dos kits de alimentação para as famílias dos estudantes. A escola está implementando as ações para a retomada das aulas presenciais. Além de elaborar um plano de retorno presencial, a Unidade reforça os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades em saúde, visando proporcionar um ambiente seguro.

Jaqueline Soares, gestora da Unidade Escolar Antônio Deromi Soares, comemorou os investimentos para a comunidade escolar.

“É com muita alegria que recebemos o secretário Ellen Gera na escola, que anunciou melhorias em diversos espaços. Embora estejamos ainda neste momento difícil, com a escola sem o público presencial, toda a equipe vem trabalhando para oferecer uma estrutura acolhedora para profissionais e estudantes. Buscamos sempre acompanhar de perto o desenvolvimento e acesso do estudante ao espaço escolar, que resulta em índices positivos”, comentou Jaqueline.

Segundo  Ellen Gera, por meio do PRO Piauí Educação, serão investidos mais de 40 milhões de reais em infraestrutura das escolas da 5ª GRE, contemplando reformas, ampliações e adaptações.

A gerente Lucimeire Barros de Medeiros destaca que os investimentos são necessários para ampliar os resultados positivos no IDEB e no acesso à escola. “Os investimentos nas condições estruturais são essenciais e contam bastante na conquista dos resultados para então focar nos indicadores, no planejamento e em uma boa execução das metas, além da troca de experiências como esta, feita com a rede municipal, que certamente reflete na trilha de bons resultados”, disse Lucimeire.

Parceria com a educação municipal

O trabalho colaborativo entre estado e município é destaque na região. A educação municipal de Buriti dos Montes já aderiu ao programa PRO Alfabetização na Idade Certa. Ellen Gera esteve reunido com a gestora da educação municipal, Janaína Loyola, e destacou a parceria entre as pastas. “A rede municipal obteve um dos melhores índices no IDEB nos anos finais em todo o estado e, com a adesão ao programa de Alfabetização na Idade Certa, essa parceria tende a ser ampliada. Serão mais de 500 milhões de reais investidos nos programas de alfabetização por meio do PRO Piauí Educação”, pontuou Ellen Gera.

O PRO Alfabetização na Idade Certa é o maior projeto de alfabetização já criado na história do Piauí e surge com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Com investimentos de 75 milhões de reais, a iniciativa visa apoiar os 224 municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.  A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental.

Janaína Loyola destaca que os resultados são construídos com empenho e dedicação de muitas mãos. “A história é construída com a ajuda de todos os agentes da educação. Iremos avançar mais, uma vez que o município aderiu ao programa, uma parceria com a educação estadual que resultará na produção de materiais específicos para conquistar os índices de alfabetização almejados”, finalizou a gestora.

Jogo do Poder

Fonte: CCom

Related Posts