Geral Local Política

Em visita ao Cine Rex, Fábio Novo destaca criação de “corredor cultural” no Centro de Teresina

Na manhã desta quarta-feira (7), o deputado estadual e candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, visitou o prédio do Cine Rex, localizado frente à Praça Pedro II, no Centro da cidade. Fábio tem como proposta a criação do “Corredor Cultural” para resgatar a movimentação e aumentar o fluxo de pessoas no centro. O secretário de Estado de Cultura, Carlos Anchieta, acompanhou o deputado.

“Esse processo começou ainda quando a gente era secretário. Nós sempre defendemos o Cine Rex como parte de revitalização do Centro e que nós tivéssemos aqui um Corredor Cultural, abrangendo a Igreja São Benedito, os casarões na Av. Antonino Freire, o Palácio de Karnak, a Praça Pedro II, e claro, o Theatro 4 de Setembro junto com o prédio do Cine Rex, onde está sendo pensado a Escola de Cinema”, explicou Novo.

O Cine Rex foi inaugurado em 1939 e por muitos anos se firmou como o único cinema de Teresina. Em 1995, o espaço foi tombado como patrimônio público pelo Governo do Piauí, que nesta semana anunciou a desapropriação do prédio. O objetivo é a criação de uma escola de cinema através da Secretária de Estado da Educação (Seduc). O projeto tem como objetivo agregar o ensino técnico sobre cinema no plano de curso dos alunos da rede estadual.

Outro ponto destacado na visita de Novo foi a volta dos órgãos públicos da prefeitura, com exceção das SAADs, para o Centro da cidade. A proposta segue voltada com o objetivo de ocupação do Centro de Teresina. Fábio Novo também reforçou sobre a sensação de insegurança causada pela falta de movimentação da região central.

“Quando você tem a ocupação do espaço, a sensação de segurança volta de forma automática. Então, eu penso que todos os órgãos de administração municipal, exceto as SAADs, precisam voltar para o Centro. Quando eu coloco os órgãos funcionando nessa região, eu reuno mais pessoas no Centro, revitalizando o espaço”, finalizou Fábio Novo.

Fonte: Ascom – Imagem: Moisés Saba

Related Posts