Geral Municipios Política

1º Fórum Maranhense de Mulheres Empreendedoras debate o tema: Mulher, Inovação e Conexão

Caxias foi sede do 1º Fórum Maranhense de Mulheres Empreendedora que abordou o tema: Mulher, Inovação e Conexão. O evento foi realizado nessa sexta-feira (3) no auditório do Centro Universitário (Unifacema), onde reuniu mulheres empreendedoras de Caxias e da região. A Prefeitura de Caxias foi uma das apoiadoras do evento.

“Nós mulheres, estamos atuando nesse mercado que era mais masculino. De certa forma esse evento possibilita trocas de experiências e uma forma de empoderar outras mulheres”, frisa Cleia Loiola, Empresária do Empório Ponto Nobre de Timon (MA).

“Nós estamos mostrando união, ou seja, cada uma está disposta a ajudar a outra. É um evento único, está acontecendo pela primeira vez no Maranhão. Há dois anos e meio, estamos trabalhamos com produtos que fazem bem à saúde. Estamos apostando que vai dar certo”, frisa Priscila Nobre, empresária.

Realizado pela Associação de Mulheres Empreendedoras da Região dos Cocais, o evento contou com uma vasta programação, reunindo histórias de mulheres visando fortalecer o empreendedorismo feminino no Brasil.

“O objetivo do evento é reunir mulheres para que elas se desenvolvam a nível de Estado. Acreditamos que juntas possamos chamar a atenção para termos acessos aos mesmos espaços que os homens”, afirma Keyla Oliveira, líder do grupo Mulheres Empreendedoras.

Participaram do evento mulheres das cidades de: São Luís, Timon, Codó e Caxias. O evento ocorreu em duas modalidades, presencial e virtual.

O evento foi dividido em Rodadas de Mentorias. Logo depois, foi realizado o painel: Inovação e Conexão, com cases de sucesso “Quando me tornei uma Mulher Empreendedora”.

No painel Inovação, o evento recebeu: Elizabeth Matos – Sócia-fundadora do Grupo Cantinho Doce, São Luís (MA); Maria Aparecida Coutinho – Empresária /Le Biscuit Caxias  e Mantenedora do Unifacema, Caxias (MA); Aryzaltina Silva Penha – Empresária /Centro Técnico Nossa Senhora das Graças e Mantenedora do Unifacema, Caxias (MA); Lília Karine Santos – Líder do Grupo de Mulheres Empreendedoras, Caxias (MA); Layse Britto – Digital Influencer, Caxias (MA).

No painel Conexão, o evento recebeu: Cleia Loiola – Empresária/Empório Ponto Nobre, Timon (Ma); Amanda Mesquita – Advogada e professora, Caxias (Ma); Vânia Rocha – Empresária /Salão de Beleza Máxima, São Luis (Ma), São Paulo (SP) – Angola; Elisabeth Chaves – Empresária /Clínica Stetic Center, Caxias (Ma); Jorlúcia Campos – Empreendedora /Jorlúcia Jóias, Codó (MA).

“Estamos trabalhando com esse grupo de 350 mulheres desde 2018, quando lançamos o projeto “Delas Mulher de Negócios”. O projeto veio fazer essa conexão e com isso o grupo foi aumentando, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vem apoiando essas ações”, frisa Rachel Jordão, diretora de administração e finanças do Sebrae Maranhão.

“Esse tipo de evento mostra o que as mulheres fazem, e serve também para quem tem medo. Então mulheres, vistam a camisa e façam aquilo que gostam. Com a força da criatividade e gostando do que se faz, tudo só tende a dar certo”, lembra Joseane Maia, professora e livreira.

“Nós estamos na certeza de que o evento foi um sucesso e que o próximo será melhor ainda. O evento foi on-line e presencial. Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo feminino e fortalecer esse grupo”, afirma Lilia Karine, líder do grupo Mulheres Empreendedoras.

“O evento conta com mulheres empreendedoras que são referência, e busca priorizar a figura feminina para que elas se desenvolvam. Tivemos mentorias, onde as mulheres entregaram ferramentas daquilo que já vivenciou e deu certo em seus empreendimentos”, destaca Keyla Oliveira, líder do grupo Mulheres Empreendedoras.

Fonte: PMC