Geral Nacionais Política

Wellington Dias reforça ações do MDS em nova etapa de apoio ao povo Yanomami

ntensificar as ações de proteção ao povo indígena Yanomami está entre as prioridades do Governo Federal. Nesta quinta-feira (29.02), uma comitiva interministerial esteve em Boa Vista para a realização de audiências técnicas com lideranças locais e inauguração da Casa de Governo, espaço de articulação de políticas integradas para atendimento da população Yanomami que vive na região.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da abertura do espaço. Na ocasião, assinou a portaria que estabelece procedimentos para a doação de embarcações da assistência social, com vistas a facilitar a logística de atendimento às populações em vulnerabilidade, como as famílias do povo Yanomami.

Trabalhamos para, neste momento, assegurar a autonomia dos povos indígenas”

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

“Vamos fortalecer o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, e queremos disponibilizar mais R$ 75 milhões para avançar nas ações de atenção humanitária”, destacou o ministro. “Por recomendação do presidente Lula, estamos trabalhando para, neste novo momento, assegurar a autonomia dos povos indígenas, por meio da produção de alimentos, na agricultura, na pesca, na criação de aves”, reforçou.

Para atingir esse objetivo, o MDS trabalha com parceiros para garantir 12,5 mil kits de ferramentas para incentivar as atividades produtivas, além da entrega de equipamentos para a casa de farinha. As ações dão continuidade ao trabalho de ajuda humanitária, iniciado há um ano, do Governo Federal.

O secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, também esteve na agenda em Boa Vista. “É um dia muito importante. No âmbito da SNAS, num esforço com estados e municípios, vamos reforçar diversas ações, como as de busca ativa, que são tão importantes para chegar a quem vive em vulnerabilidade”, observou.

Casa de Governo

Localizada em Boa Vista, no prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Roraima, a Casa de Governo busca atuação integrada para enfrentamento das questões humanitárias na Terra Indígena Yanomami. O espaço vai gerenciar ações de órgãos como Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para instituir o espaço, foi publicado na quarta-feira (27.02). Nesta quinta, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, realizou a abertura da nova instalação, “Os desafios que Roraima tem só serão vencidos se enfrentarmos de forma integrada. Não é uma ação apenas do Governo Federal, estadual ou municipal, por isso, organizamos com esse objetivo esse espaço”.

Também participaram dos encontros técnicos os ministros: Ricardo Lewandowski (Justiça), José Múcio (Defesa), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Jorge Messias (AGU). O governador do estado, Antônio Denarium, e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Brandão, também estiveram da agenda. 

Fonte: Ascom MDS

Related Posts