Geral Nacionais

Wellington Dias destaca avanços na área social em plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Identificar gargalos e construir soluções. Com estes objetivos, o Governo Federal realizou a 2ª Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS), nesta terça-feira (12.12). Ao longo do dia, ministros de Estado e conselheiros, de todo o Brasil, discutiram sobre temas como educação, economia, meio ambiente, assistência social e igualdade racial. Os encontros ocorreram no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Todo o Brasil está representado aqui, nessa importante oportunidade de diálogo. É fundamental que tenhamos como prioridades o combate à fome e à pobreza e sigamos, adiante, integrando o setor público e o setor privado.”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Em painel que abordou ações de combate às desigualdades, acesso a políticas sociais e ações de promoção à segurança alimentar, o ministro Wellington Dias respondeu a dúvidas dos conselheiros e apresentou os principais avanços do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), atingidos em 2023. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participou do painel.

Wellington Dias destacou três recordes importantes alcançados pelo Bolsa Família em toda a história do programa: maior média de famílias atendidas; de investimento federal e; do valor médio do benefício. Todas as marcas foram registradas em 2023.

O ministro também deu ênfase à importância de retomar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão que auxilia na elaboração de políticas de segurança alimentar, e a participação do MDS no Plano Brasil Sem Fome, iniciativa interministerial que pretende tirar o país do mapa da fome – condição para a qual o Brasil voltou em 2022.

 

WhatsApp Image 2023-12-12 at 14.15.04 (9).jpeg
Foto: Roberta Aline/ MDS

“Agradecemos a participação de cada parceiro que ajudou nessa reconstrução das políticas de segurança alimentar, como cozinhas solidárias e bancos de alimentos, bem como a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos. Todo o Brasil está representado aqui, nessa importante oportunidade de diálogo. É fundamental que tenhamos como prioridades o combate à fome e à pobreza e sigamos, adiante, integrando o setor público e o setor privado”, declarou o ministro Wellington Dias.

CDESS

Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS) é um colegiado composto por representantes da sociedade civil, criado inicialmente em 2003 e recriado pela Medida Provisória nº 1.154, de 1º de janeiro de 2023. É um órgão de assessoramento direto ao Presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo, na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.

O CDESS é um importante espaço de fortalecimento das instituições e da democracia brasileira, pois possibilita exercer a escuta ativa de representações da sociedade brasileira, considerando sua complexidade. A diversidade dos seus membros conduz ao diálogo plural, com trânsito de vários tipos de informações e de pontos de vista.

Assessoria de Comunicação – MDS

Related Posts