Geral Internacionais Política

Violência das gangues no Haiti desloca uma criança por minuto

Uma criança é deslocada a cada minuto pela violência das gangues no Haiti, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. O número de menores vivendo nessa situação aumentou em 60% desde março.

A agência informou ainda que os menores representam a metade dos deslocados internos. Com a falta de meios de supervisão ou proteção, as crianças são cada vez mais obrigadas a se unir às gangues.

Combate a várias situações de perigo

A diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, disse que crianças do Haiti seguem sofrendo os efeitos dos combates e várias ameaças, entre elas “uma violência espantosa e níveis críticos de deslocamento”.

A chefe do Unicef destaca que “a catástrofe humanitária em desenvolvimento” tem um efeito arrasador nas crianças. Aquelas que foram abandonadas precisam de um ambiente seguro e protetor, além de “grande apoio e financiamento por parte da comunidade internacional”.

As crianças e os adolescentes abandonados correm o maior risco de sofrer pela violência, incluindo o de serem vítimas de agressões sexuais, exploração, abusos e separação familiar.

O acesso a serviços como atenção sanitária e água limpa e saneamento foi interrompido, destaca o Unicef.

Fonte: ONU News – Imagem: © Unicef/Maxime Le Lijou

Related Posts