Geral Local Política

UFPI realiza atividade pedagógica com mães e crianças atendidas pelo Serviço Florescer

Nesta quarta-feira (12), um grupo de universitários da UFPI (Universidade Federal do Piauí) visitou o serviço Florescer Norte I, uma das unidades do serviço de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade da Prefeitura de Teresina. A visita faz parte do projeto “Observatório do Brincar”, que desenvolve ações pedagógicas para docentes e estudantes de pedagogia sobre o lugar do brincar na vida da criança e na sociedade atual.

O serviço Florescer Norte I está realizando uma colônia de férias integrativa com as crianças e mães que participam do seu programa. A colônia oferece atividades lúdicas, educativas e recreativas para as famílias, como oficinas, brincadeiras, palestras e orientações.

A professora Disnah Barros, coordenadora do projeto “Observatório do Brincar”, explica que o objetivo é “voltar com as atividades da brinquedoteca, que seja um espaço ativo, contribuindo para o desenvolvimento das crianças da educação infantil, além da formação dos alunos de pedagogia”. Disnah é professora do centro de ciências da educação e atua no departamento de métodos e técnicas de ensino da UFPI.

Os estudantes do curso de nutrição e pedagogia também participam de um projeto de extensão em parceria com o Sebrae e Senac, que promove ações complementares para as mulheres. O projeto oferece palestras sobre alimentação para as crianças, primeiros socorros, negócios e currículos. Essas atividades têm o objetivo de envolver a necessidade cotidiana na vida das mulheres.

Karla Berger, secretária da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, ressalta a importância desses projetos para a comunidade. “Essa é uma ação voltada para as crianças, mas que também beneficia as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. Elas recebem orientações, capacitações e apoio para superar as dificuldades e conquistar sua autonomia. Além disso, elas veem seus filhos se desenvolverem de forma saudável e feliz, brincando e aprendendo. Esses projetos são uma forma de promover a cidadania e a dignidade das mulheres e das famílias da nossa cidade”, afirma ela.

A visita dos universitários da UFPI foi a última atividade realizada pelo projeto “Observatório do Brincar”, que se encerra em agosto de 2023. O projeto é uma iniciativa da UFPI com apoio da PREXC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação infantil e da formação dos futuros educadores.

Fonte: Florescer

Related Posts