Destaques Geral Local Política

Teresina ganha nova estação elevatória de tratamento de esgoto

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã desta quinta-feira (8), da solenidade de inauguração da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Itaperu, na zona Norte da cidade. A estrutura amplia a cobertura de tratamento de esgoto da zona urbana da capital, que saiu de 19% para 42,6% nos últimos cinco anos.

“Para nós, é uma alegria e satisfação, principalmente nesse momento de comemoração pela independência. Estamos satisfeitos, mas queremos avançar mais nestas tratativas. Precisamos andar mais atentos e firmes, avançando cada vez mais. Essa é uma obra que representa mais saneamento básico para os teresinenses”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

A nova estação elevatória beneficiará cerca de 12 mil pessoas dos bairros Aeroporto, Parque Alvorada e Itaperu, transformando para melhor as condições sanitárias da região e impactando o desenvolvimento socioeconômico de Teresina. Além de reduzir as doenças por veiculação hídrica, o esgotamento sanitário contribui para ampliar a valorização imobiliária da cidade. Até 2024, Teresina terá elevado esse índice para 59%, com a universalização do serviço prevista para 2033.

“O empreendimento contribui para o desenvolvimento sustentável de Teresina, o bem-estar dos moradores e o crescimento da cidade. Além da elevatória, também estamos instalando rede de esgoto na região, que concretizam melhorias que integram o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e garantem a eficiência operacional. Estamos trabalhando para Teresina se tornar referência em saneamento básico na região Nordeste”, destaca Jacy Prado, presidente da Águas de Teresina.

Estação Elevatório de Esgoto

A Estação Elevatória de Esgoto (EEE) é um equipamento que tem papel importante nos locais com desnível de solo, pois tem a capacidade de transferir os esgotos existentes de um ponto mais baixo para outro mais elevado da cidade, onde ocorrerá o tratamento dos efluentes de forma adequada do ponto de vista sanitário.

Assim, a EEE Aeroporto terá como função realizar o bombeamento do esgoto da região do Lagoas do Norte para um ponto mais elevado, ou seja, até os dejetos chegarem na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá, localizada na avenida Maranhão, para o devido tratamento.

O sistema contribui para a redução de contaminações e transmissões de doenças que estão diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalada.

Fonte: Semcom

Related Posts