Destaques Geral Local Política

SMPM reúne mulheres do Promorar para apresentação do Serviço Florescer na zona Sul de Teresina

O dia de trabalho da equipe técnica da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM), na manhã desta terça-feira (15) foi ao encontro das mulheres no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. A reunião com a presença da secretária da Mulher, Karla Berger ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS III, e fez uma apresentação do Serviço Florescer Sul – com previsão de inauguração para o dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

O encontro também teve o intuito de ouvir sobre as demandas das moradoras e representantes das lideranças comunitárias da Vila São Jorge, Santa Rita, Wall Ferraz, residencial Betinho e do grande Promorar para fortalecer o serviço.

O Florescer acolhe mulheres e seus filhos de 1 ano a 2 anos e onze meses de idade que estão em situação de vulnerabilidade, além de levar serviços assistenciais, jurídicos e atendimento psicológico. Para a secretária, é necessário prestar um olhar de assistência social maior para a região.

“Viemos ouvir as mulheres da comunidade e tirar as dúvidas que elas tenham do Florescer. Queremos discutir ações que possam melhorar serviço”, relata Karla Berger. “É necessário que essas mulheres, que muitas vezes sofrem dupla jornada e violências de gênero, possam ser atendidas de forma humanizada ”, disse a secretária da SMPM.

A zona Sul é a 2° região da capital que mais possui mulheres. Atualmente, a maior demanda do local diz respeito à atenção às mulheres e suas crianças. A presidente da associação de moradores do Residencial Betinho, Helena Augusta, enfatizou que o acesso ao serviço vai somar para combater as desigualdades na região de forma descentralizada.

“Há muitas vilas desassistidas e estou ansiosa pelo serviço, principalmente porque vai beneficiar aquelas mulheres que trabalham e não tem onde deixar seus filhos. A comunidade precisa e é muito válido”, relatou.

Uma das colocações da presidente da Associação de Moradores da Vila Santa Rita, Rita Leandro ressalta a importância do Serviço no acolhimento às mulheres usuárias de entorpecentes. “Pedimos que tanto as mães usuárias de drogas como aquelas que só convivem com usuários e são violentadas sejam inseridas. O Florescer é um trabalho amplo para a comunidade, é um sonho para a zona Sul”, pediu.

O Florescer Sul disponibilizará um total de 120 vagas na unidade. O serviço não tem limite de vagas para mulheres e podem ser realizadas durante todo o ano. “Nosso objetivo é trabalhar de forma unida com a comunidade para articular o melhor atendimento no novo serviço” concluiu a coordenadora do Florescer Sul, Iara Carvalho.

Fonte: SMPM

Related Posts