Destaques Geral Local Política

Sílvio Mendes perde o controle e agride (de novo) jornalista em sabatina

Na reta final da campanha para as eleições do dia 2 de outubro, o candidato ao governo do Piauí, Sílvio Mendes, do União Brasil, perdeu a forçada pose e a mal disfarçada calma quando resolveu partir para o ataque contra o jornalista Marcos Teixeira, da Rede Clube, nesta quarta-feira, 14, em sabatina do programa jornalístico Piauí TV 1.

Questionado sobre a polêmica da sua coordenação de campanha ao inserir em propaganda eleitoral imagem do ex-presidente Lula, do PT, como sendo o candidato à Presidência com o seu apoio, mesmo sendo o ex-prefeito de Teresina o candidato do esquema bolsonarista comandado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, no Piauí, Sílvio Mendes partiu para cima do jornalista assinalando que o profissional da imprensa era “petista”, negando ter alguma coisa a ver com essa tentativa de vincular Lula à sua imagem através de “santinhos”.

“Marcos, você parece que é petista”, atacou Sílvio Mendes. O jornalista sustentou, no ar, que a função dele ali era fazer as perguntas ao candidato e que sua preferência política não estava em questão, e sim as explicações do candidato ao público.

Relembre o caso

A Justiça Eleitoral do Piauí proibiu a divulgação de santinhos em que o candidato a governador do União Brasil, Sílvio Mendes, aparece com o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi dada pelo desembargador Hilo de Almeida Sousa. No relatório, ele diz que o santinho em que Silvio Mendes aparece com Lula configura propaganda eleitoral irregular.

União Brasil e PT são partidos adversários no Estado e nacionalmente, mas o material de campanha foi confeccionado e distribuído pela campanha de Silvio Mendes, ferindo a legislação eleitoral. A representação foi protocolada pela coligação a Força do Povo, encabeçada pelo candidato a governador do PT, Rafael Fonteles.

“O candidato Lula é público e notoriamente apoiador da candidatura de Rafael Fonteles para o cargo de Governador do Estado do Piauí e de Wellington Dias para o Senado Federal, logo o material apresentado tenta criar um estado mental artificial na opinião pública, por consequente, configurando-se uma propaganda eleitoral irregular”, diz o relatório assinado pelo desembargador Hilo de Almeida Sousa

O juiz da propaganda eleitoral ainda determina que a coligação encabeçada pelo União Brasil realize o recolhimento do material de propaganda em desacordo com a legislação eleitoral no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, e se abstenham de publicar nas redes sociais a presente imagem do “santinho” constante no ID n.º 21868357, até o julgamento do mérito, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, até o limite de R$ 30 mil.

DECISÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL CONTRA SÍLVIO MENDES

Racismo

Recentemente, o candidato se envolveu em outra polêmica, tendo como alvo a jornalista Katya D’Angelles, em outra sabatina, desta vez, na Rede Meio Norte, ao afirmar que, apesar de ela ser “uma pessoa de pele negra, é inteligente”. Esse episódio ganhou repercussão na imprensa nacional.

Relembre o caso

O candidato ao governo do Piauí Sílvio Mendes (União Brasil) fez uma fala com teor racista nesta quarta-feira (31 de agosto) em sabatina do jornal Meio Norte, do Grupo Meio Norte de Comunicação. Mendes é apoiado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e tem laços com a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao ser questionado pela jornalista Katya D’Angelles sobre planos para proteger as mulheres e minorias, o candidato disse que “você que é quase negra na pele, mas é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”.

“Eu que te conheço há tantos anos imagino quantas discriminações você não sofreu”, pontuou Mendes. Com a ampla repercussão do vídeo, a assessoria dele foi ao Twitter esclarecer que ele havia pedido desculpas e “reconhecido o erro”.

(Fonte: Folha de São Paulo/UOL)

Rafael na frente

Especialistas ouvidos pelo portal Jogo do Poder acreditam que o fato de o candidato do PT ao governo do Estado, Rafael Fonteles, vir subindo vertiginosamente nas últimas pesquisas, tendo já ultrapassado numericamente o candidato do União Brasil, que tinha liderança folgada no início da campanha, vem contribuindo para esse estresse e perda de equilíbrio de Sílvio Mendes. Principalmente porque agora há a perspectiva de que o petista possa vencer a eleição no primeiro turno, inclusive em Teresina, onde o candidato do União Brasil, ex-tucano, era considerado imbatível.

E isso tem tirado o sono de Sílvio Mendes e de Ciro Nogueira, que banca a candidatura do ex-prefeito.

Related Posts