Destaques Geral Local Política

Serviço de endoscopia do HUT conta com equipamentos de ponta e atende todo o Estado

Unidade de referência de urgência, 100% SUS da rede municipal de Teresina, o serviço de endoscopia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou 1.177 procedimentos em 2021, recorde desde 2008.

A coordenadora do serviço de endoscopia, Simone Oliveira, conta que, com aquisição de novos equipamentos (broncoscópios, gastroscópios, colonoscópicos) de alta resolução, gerando imagens precisas, somadas aos equipamentos que o HUT já possui, amplia e melhora o atendimento a pacientes adultos e infantis que necessitam de endoscopia intervencionista. “A endoscopia do HUT vai além de diagnóstico, é efetivamente terapêutica, diminuindo ou eliminando a doença”, conclui.

As diferentes modalidades de terapêutica avançada endoscópica tanto em vias aéreas e digestivas (alta e baixa) combinam técnicas de desobstrução, controle de sangramento persistente (hemorragias) e remoção de corpo estranho, geralmente acometendo mais as crianças. Tem sido constatado que os objetos mais propensos a serem engolidos são: moedas, baterias e partes pequenas de brinquedos, já no caso de adultos, alimentos que ficam presos no segmento do trato digestivo, como espinhas de peixe e objetos como próteses dentárias.

O o diretor geral da unidade, Fábio Marcos de Sousa, destaca esse serviço que é prestado. “O HUT recebe casos complexos de endoscopia pelo Sistema de Regulação (em que o paciente vai a uma unidade de saúde e o médico faz encaminhamento) de toda a rede municipal e estadual, além de atender pacientes internados na própria unidade que necessitam de tratamento endoscópico como a gastrostomia (passagem de sonda alimentar) para que eles tenham condição de alta ou conforme a necessidade de urgência”, destaca.

Esse novo suporte de ponta traz a rede pública municipal tratamentos mais ágeis e maior conforto e segurança do paciente, durante a realização dos procedimentos de caráter emergencial. O serviço funciona 24 horas, além dos médicos, a equipe é composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem realizando cerca de 150 intervenções por mês com mais de 15 mil procedimentos já realizados desde 2008.

Fonte: HUT

Related Posts