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Seminário discute promoção do protagonismo no ambiente escolar

A criação de um espaço atrativo para os jovens estudantes requer o diálogo com eles sobre as suas necessidade e ideias inovadoras para o ambiente escolar. Para troca de experiências pedagógicas que tornem o jovem protagonista, a Secretaria da Educação do Estado do Piauí (Seduc-PI) e o Instituto Unibanco promoveram o segundo momento do “Seminário Protagonismo Juvenil”.

O Seminário aconteceu nesta quinta-feira (14), no auditório do Centro Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) e reuniu professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, Trios Gestores Regionais. O evento também foi transmitido no Canal Educação da Seduc-PI no YouTube.

No diálogo, participaram a diretora da Unidade Técnica no Chão da Escola (Utece/Seduc), Elenice Nery; o coordenador de Inovação e Política educacional do Instituto Unibanco, Caio Callegary; e o estudante da 3ª série do Ceti Joca Vieira, Francisco Jaciel Silva da Cruz.

A segunda edição do Seminário buscou promover reflexões sobre importantes temáticas do contexto educacional contemporâneo, como juventude, protagonismo e projeto de vida, bem como dialogar sobre a reorganização curricular para uma perspectiva dos estudantes atuantes no ambiente escolar.

Francisco Jaciel estuda em turma na 3ª série do Ensino Médio e trouxe seu olhar quanto ao que o estudante espera da escola e professores.

“A voz do estudante é uma ferramenta a ser considerada importante dentro da escola, pois a educação é feita para nós e no tempo integral percebemos a importância dessa integração. Temos na escola a disciplina de projeto de vida, que apresenta situações da sociedade no qual o aluno deve resolver situações e, assim, conseguimos buscar novas formas de desenvolvimento”, declarou o estudante.

 Do outro lado da sala de aula, a diretora da Unidade Técnica no Chão da Escola (Utece/Seduc), Elenice Nery, elencou os múltiplos atores para alcançar este protagonismo. “A promoção do protagonismo estudantil compete a diversos atores para que este aluno se organize como sujeito atuante. É necessário dar condições também ao diretor, coordenador pedagógico, professor e comunidade escolar para alcançar o estudante nas suas demandas. Logo, o protagonismo está atrelado a criação de uma identidade e pertencimento dentro de uma escola acolhedora”, disse a gestora. 

O consultor do Instituto Unibanco, Caio Callegary, em sua fala ressaltou a importância dos professores em dar visibilidade e potencializar a experiência do jovem assumindo o protagonismo. “O jovem está vivenciando o mundo de perspectivas completamente diferente do que os adultos e educadores estão presenciando por questão de geração. As novas ideias estão nas mentes diversas destes estudantes que tem maior papel de inovação sobre ações nas escolas. É necessário manter o foco em uma escola na qual os jovens queiram estar, portanto, um espaço em que ele queira exercitar a voz”, declarou.

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