Destaques Geral Local Política

Semec oferta cursos livres na área da Educação Especial para professores regulares

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), inova mais uma vez na área da Educação Especial com a oferta de cursos livres para professores regulares que atuam nas unidades de ensino da Rede Pública da capital piauiense, o que vai refletir, junto com a atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na inclusão efetiva do aluno com deficiência na sala de aula.

“É um momento histórico para a Semec, o primeiro passo para uma grande formação inclusiva que nós pretendemos fazer ao longo dos próximos meses. Iniciamos hoje (19) com o curso “Desenvolvimento Infantil e Inclusão”, com a presença de professores regulares e gestores de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)”, conta a chefe da Divisão de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kárdia.

O curso “Desenvolvimento Infantil e Inclusão” tem como formadora Cássia Dias e aborda as principais etapas do desenvolvimento infantil e as práticas docentes para a promoção da inclusão escolar. Os participantes conhecem os marcos do desenvolvimento infantil (cognitivo, motor, linguagem e socioemocional) e os marcos legais da Educação Especial na perspectiva inclusiva, como a Lei 14.254/2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

“Os cursos livres terão sequência com: Estimulação Precoce na Educação Infantil; Deficiência Intelectual com Ênfase em Alfabetização Baseado em Evidências; Adequação de Atividades e Flexibilização Curricular (6° ao 9° ano); e Manejo Comportamental. O grande objetivo com estes cursos é fazer com que os professores, os principais agentes inclusivos da escola, possam receber cada vez melhor as crianças com deficiência, percebendo que cada uma delas tem suas individualidades. É o início de um grande trabalho dentro da Semec”, conclui Amanda.

Fonte: Ascom Semec – Imagem: Aaron Burden na Unsplash

Related Posts