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Semcaspi substitui cadastro manual para virtual do CadÚnico nos CRAS

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), tem realizado, de forma gradual, a substituição do Cadastro Físico para o virtual no atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O processo de modernização iniciou no início de 2021 e das 19 unidades de CRAS, apenas 04 ainda fazem o Cadastro Físico.

Para a realização do cadastro no CadÚnico, exigia mais profissionais, no caso: o Entrevistador, que colhia as informações do usuário e anotava no Cadastro Físico; e o Digitador, que colocava as informações do Cadastro Físico para o sistema on-line do Governo Federal. Com o novo processo, há apenas a função de entrevistador social, responsável em coletar e digitar as informações.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a proposta da modernização no cadastro é dar celeridade no repasse das informações ao Ministério da Cidadania para concessão de benefícios aos usuários.

“O Prefeito Dr. Pessoa tem sido sensível à Assistência Social. A modernização do atendimento do Cadastro Único aconteceu com o treinamento dos entrevistadores e também com a destinação de computadores aos setores do Renda Mínima. Este processo teve início ano passado e o objetivo é dar agilidade a este processo. As informações colhidas já são colocadas imediatamente para o sistema do Governo Federal, que irá avaliar os perfis sociais e concederá ou não os benefícios”, explicou.

Rosemere Santana, gerente de programa de Renda Mínima e Benefícios, esclarece que com o processo de modernização, houve a necessidade de treinamento com a própria gerência, para o digitador e o entrevistador e todos estão aptos a fazer entrevista social on-line, feito direto no sistema do Cadastro Único.

“Anteriormente, com o Cadastro Físico, nós tínhamos uma pessoa para fazer a entrevista e outra para digitar. Hoje, todas estão aptas a fazerem a entrevista direto no sistema, isso facilita e agiliza muito o processo. O Governo Federal tem como prazo de validação do cadastro 120 dias e estamos dando agilidade no compartilhamento das informações do usuário. Até dezembro deste ano, teremos uma renovação nos equipamentos em todas as unidades”, pontuou.

Fonte: Semcaspi

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