Destaques Geral Local Política

Semcaspi realiza seminário de avaliação do balanço da gestão de 2021

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Gestão do SUAS, realizou na manhã dessa quarta-feira, (15), no auditório, o Seminário de Avaliação da Semcaspi 2021. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube “TV Semcaspi”.

De acordo com o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, avalia as ações realizadas este ano como positivas e comenta sobre avanços.

“Nós tivemos inúmeros avanços. A exemplo disto, as qualificações e capacitações que nós oferecemos, inclusive, aos conselheiros tutelares. Além disto, unidades reformadas, tivemos o Restaurante Popular de Teresina reaberto, ofertando maior número de refeições com tarifa reduzida, com a qualidade aumentada. Temos o primeiro Centro de Valorização para População em Situação de Rua do Nordeste aberto. Temos o primeiro Centro de Valorização da Pessoa Idosa do Norte e Nordeste. Tudo com o apoio e sensibilidade do prefeito Dr. Pessoa. Temos muito ainda a avançar e a crescer, mas a largada já foi dada e ao longo da gestão da Semcaspi vai mostrar o trabalho social eficiente, de qualidade e vai poder realmente, mudar a vida das pessoas”, pontuou.

Para a secretária executiva do SUAS, Aline Teixeira, apesar de 2021 ter sido um ano de pandemia, houve aumento de atendimentos.

“Comparando aos dados de 2020 e mesmo, aos de 2019, período antes da pandemia, este ano, tivemos vários avanços. Porque a vulnerabilidade aumentou. Este é o nosso público da política de assistência social. Então, está demanda foi crescente. A gente pode avaliar que mesmo neste período, está política como essencial nunca parou e continuou executando os serviços. Tivemos um aumento no número de famílias buscando a atualização do Cadastro Único”, destacou.

Já o secretário executivo de Políticas Integradas, Eduardo Aguiar, destaca a capacitação aos conselheiros tutelares e o Programa Teresina Cuida de Você como ações principais das políticas integradas.

“A formação dos conselheiros tutelares é um dos pontos primordial para a consolidação da secretaria executiva e a ampliação do Programa Teresina Cuida de Você, indo além de cestas básicas, para ações de cidadania à população nas praças, levando serviços das unidades de Cras, Creas e outras políticas para esta demanda. O Restaurante Popular de Teresina tem sido uma demanda crescente em relação à política de segurança alimentar, a gente tem ampliado em relação aos atendimentos. Cerca de 1.200 pessoas são atendidas diariamente e a gente consegue melhorar a segurança alimentar”, reforça.

Fonte: Semcaspi