Destaques Geral Local Política

Semcaspi participa de audiência pública para tratar das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) participou nesta terça-feira (12), no Plenário José Ommati, da Câmara Municipal de Teresina, de audiência pública para tratar das políticas públicas do Sistema Único da Assistência Social realizados pela secretaria. Estiveram presentes servidores e representantes do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e do Conselho Municipal de Assistência Social de Teresina (CMAS-TE).

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o diálogo com a Câmara Municipal se faz necessário para que se compreenda como acontece a prestação dos serviços de assistência social.

“Nós fomos convidados a participar dessa audiência e hoje debatemos sobre a Política de Assistência Social, que tanto cresce e que tanto tem demanda no país, no Estado e em Teresina. Vale ressaltar que ao longo de alguns anos, talvez de décadas, sofreu um desfinanciamento, sendo que essa demanda só vem crescendo, por conta do pós-pandemia”, destacou.

Para a promotora Myriam Lago, titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da cidadania e dos direitos humanos, é preciso que a Semcaspi apresente os serviços e o impacto deles para a população da capital.

“É com muita satisfação que participo desta audiência e que a Promotoria fez audiência pública para discutir o financiamento do SUAS. A Assistência Social é um direito constitucional e faz parte do tripé da sociedade. Assim, defender o SUAS não é só uma escolha pessoal, mas é um direito constitucional. O SUAS é muito maior do que o trabalho de um CRAS e é um gigante pouco compreendido e pouco valorizado, mas que merece o reconhecimento”, reforçou.

Enzo Samuel, presidente da Câmara Municipal de Teresina e autor da proposição, ressalta sobre a importância da apresentação dos serviços e resultados da política de Assistência Social em Teresina.

“Estamos com o Ministério Público. Acreditamos no SUAS e nas políticas sociais. Queremos que ela seja mais forte e que seja usada da melhor forma possível. É importante mostrar como a gestão está fazendo e de como isso reflete na vida das famílias e da própria cidade”, destacou.

Fonte: Semcaspi

Related Posts