Destaques Geral Local Política

Semcaspi e Tribunal de Justiça firmam parceria de atendimento para população em situação de rua

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) firmou parceria na tarde desta quinta-feira, (22), com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), para viabilizar encaminhamentos da concessão de benefícios da previdência social. O TJ-PI prestará atendimentos por meio do projeto Pop Rua Jud.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a medida em que os órgãos se conversam e se relacionam, o usuário que está na ponta é o principal beneficiado.

“A gente tem trabalhado, diuturnamente, em busca de parcerias na tentativa de estar somando forças, buscando parceiros, seja em órgãos federais, estaduais e municipais, para que a gente possa estar avançando nessa política pública, que é o atendimento à questão de situação de rua. E Teresina, graças a Deus, tem avançado muito nesse sentido do atendimento à população em situação de rua, prova disso, é o trabalho realizado no Centro de Valorização para População em Situação de Rua”, destacou.

Para Felipe Pinto, coordenador do Projeto Pop Rua Jud, a parceria é fundamental, uma vez que a população em situação de rua é a mais vulnerável do nosso tecido social e necessitam de atenção pormenorizada.

“Nós viemos conhecer a estrutura do Centro Pop, que está no Centro de Valorização para População em Situação de Rua. A proposta é viabilizar o apoio dessa população, juntar os benefícios assistenciais de responsabilidade da União. O próximo passo é o estreitamento da relação com a secretaria. Da assistência municipal com o INSS, na intenção de prover, de maneira, mais célere possível a assistência social a cargo da União para a população em situação de rua.

Agilidade na previdência social 

Ariana Leite, gerente do Centro de Valorização para População em Situação de Rua, a parceria tem como objetivo dar celeridade aos processos da Previdência Social aos acolhidos da unidade.

“A parceria com o Judiciário consiste em uma ligação com a Previdência Social, para que as pessoas acolhidas pelo Centro de Valorização tenham mais agilidade nos processos judiciais, referentes à Previdência Social. Dentre eles, pessoas com deficiência e pessoas idosas, para que estas pessoas tenham o direito concedido, do Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, ressaltou.

Fonte: Semcaspi

Related Posts