Destaques Geral Local Política

Semcaspi convoca famílias unipessoais para fazer averiguação cadastral nos CRAS

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) convoca famílias unipessoais para fazerem a averiguação cadastral do CadÚnico nas unidades de CRAS, com risco de ter o benefício bloqueado a partir de 10 de fevereiro deste ano. Em Teresina, cerca de 30.750 famílias inseridas no CadÚnico estão neste processo.

A convocação é uma determinação do Governo Federal, que está promovendo a averiguação cadastral de famílias constituídas de apenas uma pessoa. Em fevereiro, as famílias que não atualizarem terão o benefício bloqueado e cancelado em maio deste ano.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o processo de averiguação cadastral é para evitar fraudes e atualizar os dados destas famílias unipessoais.

“Com orientação do Governo Federal, os CRAS estão recebendo famílias unipessoais para fazerem a averiguação cadastral do CadÚnico. As nossas 19 unidades de CRAS estão preparadas para receber este público, para evitar que o benefício seja bloqueado e por ventura, cancelado. O Dr. Pessoa tem buscado melhorar a estrutura das unidades de CRAS, o que, consequentemente, melhorou o atendimento ao público”, pontuou.

Allan Cavalcante explica que a atualização do CadÚnico é feita constantemente, sendo que cada família precisa atualizar as informações a cada dois anos ou quando houver alguma alteração na composição familiar ou endereço.

“Além das famílias que precisam atualizar o seu cadastro, porque chegou nos dois anos, o Governo Federal está convocando, em caráter de urgência, as famílias unipessoais e as famílias que não atualizam seus dados desde 2016 e 2017, com risco de bloqueio do benefício. É importante manter estes dados atualizados para que o benefício seja pago a família sem grandes prejuízos”, ressaltou.

Fonte: Semcaspi

Related Posts