Destaques Geral Local Política

Sejus promove ação de combate à violência contra a mulher em unidade penal em Teresina

Uma em cada quatro mulheres afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil. É o que diz a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Justiça promoveu, nesta quarta-feira (01), uma roda de conversa com reeducandas da Penitenciária Feminina sobre conscientização e combate à violência contra a mulher.

De acordo com a coordenadora de Psicologia da Sejus, Emanuele Leal, grande parte das reeducandas já sofreram algum tipo de violência fora do sistema penitenciário. Por isso, a Secretaria intensificou, nas penitenciárias femininas do Piauí, as ações do Agosto Lilás, mês em alusão ao combate à violência de gênero. A atividade aconteceu em parceria com a Coordenadoria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres – CEPM.

“Nós mulheres já sofremos algum tipo de violência podendo ser física, patrimonial ou psicológica. Então, decidimos realizar esta atividade para que as internas tenham consciência sobre seus direitos e onde podem procurar ajuda em caso de violência. Tivemos uma grande parceria com a Coordenadoria de Políticas para Mulheres, que nos ajudou a trazer mais conteúdo para as reeducandas”, explicou.

Durante o evento, a coordenadora de odontologia da Secretaria de Justiça, Stella Araújo, também trabalhou com a autoestima das detentas. “Sabemos que um sorriso com dentes saudáveis têm grande contribuição para o aumento da autoestima da mulher. Hoje nós preparamos um momento para conversar sobre autoestima e ensinar a como manter a saúde bucal”, completou.

A ação também contou com a presença de representantes da Coordenadoria de Estado de Políticas para Mulheres, que conversaram com as internas sobre o direito da mulher. A Sejus agora planeja ações para o Setembro Amarelo, mês do cuidado com a saúde mental e prevenção ao suicídio.

Jogo do Poder

Fonte: Sejus