Destaques Geral Local Política

Seid abre inscrições para a primeira edição do Cidade Inclusiva

Estão abertas as inscrições para o Cidade Inclusiva, evento que será realizado, nos dias 05 e 06 de dezembro de 2022, na Escola José Pacífico de Moura Neto, zona Sudeste de Teresina. O evento é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI).

O projeto Cidade Inclusiva terá quatro edições voltadas para as pessoas com deficiência em Teresina, uma em cada região da cidade. A programação conta com palestras, apresentações e exposições. O objetivo é facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e demais parceiros.

Cidade Inclusiva

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, se trata de algo inovador e grandioso no Piauí. “O Cidade Inclusiva é algo novo no  Piauí, algo que há muito tempo estávamos tentando conseguir realizar, mas em virtude da pandemia tivemos que adiar. Entretanto, esse ano iremos promover a primeira edição desse evento tão inovador que vai levar ações às pessoas com deficiência e informações para as demais pessoas”, ressaltou o secretário.

Segundo a diretora de Gestão da Seid e presidente do Conede-PI, Helena Lima, a expectativa é reunir cerca de mil pessoas nos dois dias de evento. “Esperamos reunir no mesmo local, prestação de serviços, tanto na área governamental, quanto na iniciativa privada, além das entidades de/para pessoas com deficiência da sociedade civil. Desejamos então que, a partir dessa ação, ocorra uma transformação de mudança de atitude em relação à inclusão das pessoas com deficiência”, declara.

Na oportunidade, serão oferecidos serviços de emissão da Carteirinha do Autista, Passe Livre Cultura e Passe Livre Intermunicipal. Também terá a participação de faculdades particulares e universidades de Teresina, órgãos públicos municipais e estaduais, levando seus serviços e dando voz às pessoas com deficiência.

“Nós temos como objetivo fazer com que a sociedade teresinense possa ter o conceito de uma cidade inclusiva, onde todos tenham direito de ir e vir e não haja discriminação no tocante de tipos de deficiência e que os direitos dessas pessoas possam ser respeitados. Para isso, é importante a união de esforços da sociedade civil organizada, do poder público, das entidades, da classe empresarial e estudantil”, afirma o secretário.

As inscrições para participar do evento, disponível para pessoas com e sem deficiência, já estão disponíveis através do link: seidgov.com.

Fonte: Seid

Related Posts