Destaques Geral Local Política

Seduc realiza intercâmbio de educação contextualizada ao Semiárido

O projeto Viva o Semiárido, da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), realizou o intercâmbio “Uma troca de saberes de Educação do Campo contextualizada com o semiárido”, na tarde desta quinta-feira (24). O momento contou com a participação da Escola Antônio Lopes Teixeira, pertencente à rede Municipal de Educação de Ipaporanga, Ceará, referência no quesito educação contextualizada.

A professora Ivonete da Silva, coordenadora da educação do campo na Seduc, realizou a abertura e mediou o intercâmbio que contou com a participação do secretário de Educação do município cearense, Francisco Pessoa, e de professores da escola.

“Esse momento é uma troca de saberes de educação contextualizada com o semiárido entre a escola municipal de Ipaporanga, Antônio Lopes Teixeira. Ele faz parte de um conjunto de ações que temos dentro do projeto Viva o Semiárido. Dentre as várias ações temos formação de professores, com projetos produtivos nas escolas; os intercâmbios, perspectiva de desenvolvimento de projetos de iniciação à pesquisa e monitorias nas escolas atendidas pelo projeto Viva o Semiárido. Então esse evento tem o foco de compartilhar boas práticas da educação do campo e a escola do Ceará tem um uma vasta experiência consolidada na perspectiva da educação contextualizada”, relata a coordenadora.

Desde 2015, o Governo do Estado do Piauí tem desenvolvido as ações do Projeto Viva o Semiárido – PVSA, que é resultado do Acordo de Empréstimo Nº I-788-BR, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, sendo a Seduc responsável pelas ações do Subcomponente de Educação do Campo Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.

O secretário Francisco Pessoa fez uma retrospectiva das ações de educação contextualizada no município e na escola e as conquistas da atualidade.

“Hoje contamos com a formação de professores, gestores e técnicos de forma contínua, reelaboramos os projetos políticos pedagógicos das escolas numa perspectiva da educação contextualizada. Houve aumento da produção agrícola local com a comercialização para o PNAE e conseguimos o fortalecimento do projeto quintais produtivos”, explica o secretário.

O intercâmbio foi transmitido pelo Canal Educação e contou com a participação de escolas estaduais e municipais de todo o Piauí que participam do projeto.

Acesse o link do intercâmbio:  https://youtu.be/TwE6L2xqOJc.

Fonte: Seduc

Related Posts