Geral Municipios Política

Secretarias Municipais de Caxias (MA) participam do I Simpósio Inclusivo da Pessoa com Deficiência

Realizado na Câmara Municipal de Caxias nessa quinta-feira (15), o I Simpósio Inclusivo da Pessoa com Deficiência de Caxias, foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED). O objetivo foi sensibilizar a comunidade caxiense a respeito dos direitos das pessoas com deficiência.

“Agradeço o espaço cedido pelo presidente da Câmara, Teódulo Aragão. A partir da explanação de hoje, vamos pedir ajuda dos vereadores para montarmos uma Frente Parlamentar, para começarmos a cobrar os direitos das pessoas com deficiência em empresas privadas e repartições públicas”, disse Camilla Braúna, presidente da entidade.

“É de grande importância esse momento que está sendo realizado aqui. Sabemos que a sociedade precisa tornar essa causa visível. Esse é o primeiro passo para que possamos tornar os direitos visíveis”, frisou Irmã Adriana, vice-presidente do COMPED.

Na ocasião estiveram presentes, representantes de diversas secretarias municipais, que integram a Prefeitura de Caxias (MA), a exemplo da Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS); Secretaria Municipal de Segurança; Secretaria Adjunta de Transportes; além de empresários locais, vereadores, bombeiros, igrejas da cidade, dentre outras instituições.

“Hoje os vereadores, o prefeito e todos os secretários estão de portas abertas para aprender cada vez mais sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, para que possamos trabalhar mais do que já temos trabalhado, para que não se sintam excluídas da sociedade como um todo”, destacou Amanda Gentil, secretária de Governo.

“Nós estamos trabalhando para praticar os direitos das crianças surdas, cegas, com deficiência física, o autista, e todas as outras deficiências que a gente sabe que existem no município. Caxias hoje, é considerada uma das cidades mais inclusivas do Estado do Maranhão. Nós enquanto poder público ainda temos muito a fazer, mas acredito que estamos caminhamos juntos para fazer a diferença”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

O advogado, Rafael Araújo destacou a importância do cumprimento da legislação por todos, ou seja, Lei Brasileira de Inclusão. “Em uma conversa com as pessoas, mostramos que existem direitos, que existem leis positivadas, que o ordenamento jurídico brasileiro avançou muito com relação a pessoas com deficiência e quem pode tornar esse direito efetivo é que acaba se tornando omisso e não faz nada. Nosso objetivo foi educar”, explicou.

“É um trabalho difícil, complicado, porque temos que conversar com os bancos, o comércio para que eles possam fazer a parte deles também. Hoje no município todas as escolas têm que estar a adequadas à lei de acessibilidade, temos trabalhado para que o trânsito possa oferecer isso também”, destaca Ramos, vereador.

Na ocasião a sessão foi presidida pela vereadora Ângela Machado, mas o legislativo contou com as presenças de: Teódulo Aragão, Júnior Barros, Luís Lacerda, Ramos e Cynthia Lucena. “Aqui, nesta casa, estamos valorizando uma maior interatividade com a população caxiense, também estamos fazendo o direito de inclusão a essas pessoas. Aqui mesmo no plenário, no espaço reservado à plateia de expectadores que assistem ao trabalho de nossos parlamentares, há espaço reservado para a inclusão, porque entendemos que todas as pessoas, indistintamente, devem ser tratadas com igualdade de direitos. Outro exemplo da importância que cultivamos pela inclusão social é o nosso auditório, localizado no pátio desta sede legislativa, que somente voltará a ser utilizado quando estiver equipado com um elevador que permitirá o acesso a pessoas cadeirantes, o qual já estamos providenciando”, frisou Teódulo Aragão, presidente da Câmara.

Fonte: PMC

Related Posts