Destaques Geral Local Política

Saúde ItineranTHE realiza dia de atendimento na zona Rural de Teresina

A população de diversas comunidades da zona Rural Norte de Teresina teve acesso a consultas especializadas, pequenas cirurgias, exames e vacinas durante o 2º mutirão de Saúde ItineranTHE, neste sábado (9), no povoado Boa Hora, na Escola Municipal Conselheiro Saraiva.

A ação da Prefeitura de Teresina, realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem o objetivo de levar serviços de saúde para a população que mora na zona Rural. O prefeito Dr. Pessoa ressaltou a importância da inciativa. “É o que está no meu plano de governo: trabalhar de forma descentralizada. Aqui é um povoado de pessoas simples e a saúde e a educção precisam estar aqui, entre outras infra-estruturas que tambem devem estar aqui e precisamos olhar por toda Teresina. Nasci para cuidar de gente, de pessoas”.

O aposentado Osvaldo Gomes Magalhães, 66 anos, teve atendimento com urologista. “Esperava uma consulta desde o início do ano e no mutirão foi fácil e até já fiz os exames. Esse é um serviço bom”, diz.

A dona de casa Deusimeire Neves da Costa, 43 anos, fez pela primeira vez a mamografia. “O atendimento foi rápido e muito bom porque é perto de casa e eu precisava muito fazer esse exame”, fala.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, ressalta que o mutirão é a melhor forma de levar serviços de Saúde para a Comunidade. “Iremos expandir esse tipo de atendimento para os bairros para atender a população”, informa.

As consultas foram nas especialidades de Ortopedia, Urologia, Cardiologia, Endocrinologia, Ginecologia, realização de pequenas cirurgias (retirada de sinais, unhas encravadas, entre outros), exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, glicemia capilar, PSA e mamografia.

A vacinação foi contra a Covid-19 e Influenza (gripe) e sarampo.

O 1º Mutirão realizado dia 14 de maio teve quase 600 atendimentos, no povoado Santa Luz, zona Rural Leste, com consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e vacina.

Fonte: Semcom

Related Posts