Destaques Geral Local

Saúde, bem-estar e empoderamento: atividades de estética e testes rápidos são realizados durante atividades do Ônibus Lilás

Com o objetivo de fortalecer o Pacto Nacional de Enfrentamento À Violência contra as Mulheres, do governo federal, as atividades do “Ônibus Lilás” na zona rural de Teresina aderiram novos propósitos para fortalecer o empoderamento da mulher. Durante a edição de 2021, serviços de beleza e testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis foram disponibilizados para as mulheres.

Na capital, o projeto é realizado através da parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEMP-PI) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), no qual o município fica responsável pela programação e execução das atividades. As atividades do “Ônibus Lilás” seguem até sexta-feira (6), onde finalizará seus serviços no povoado Cerâmica Cil, na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, zona Sudeste de Teresina.

“Empoderar uma mulher vítima de situação de violência doméstica atravessa vários eixos, desde a saúde pública, assistência psicológica e social. Neste ano, não apenas o diálogo e o atendimento jurídico, mas trouxemos uma forma de dar atendimento de beleza e testes rápidos de saúde, como uma forma de acolhimento e acessibilidade dos serviços que são prestados na zona urbana”, explica Karla Berger, secretária da SMPM.

Durante os quatro dias de evento, algumas salas são destinadas a oferecer cortes de cabelo, designer de sobrancelhas e depilação à cera para as mulheres e suas crianças que visitam os serviços. É o caso de Maria Lourdes, moradora do povoado Taboca do Pau Ferraz, que acessou os serviços de justiça e foi atendida por equipes da Fundação Wall Ferraz.

Cozinheira de um restaurante na comunidade e mãe de dois meninos, relata nem sempre ter tempo para procedimentos estéticos. “O evento está muito bonito, cheio de informações importantes e que vão ajudar minha atual situação. Aproveitei e trouxe meus filhos para cortarem o cabelo e também vou fazer designs nas sobrancelhas”, relata.

Ainda nas salas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) estava disponibilizando testes rápidos de covid-19 pelo turno da manhã. Durante a programação da tarde, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou rodas de conversa sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ists) e disponibilizou preservativos às mulheres da região.

“Temos um stand de prevenção na programação do Ônibus Lilás. Tiramos dúvidas de doenças transmissíveis pelo sexo, orientamos como fazer uso e principalmente, fazemos a distribuição dos preservativos. Os direitos sexuais da mulher fazem parte de um assunto de saúde pública e essa autonomia faz parte do seu empoderamento”, explica a enfermeira da FMS.

Jogo do Poder

Fonte: Semcom

Related Posts