Destaques Geral Local Política

Saad Sul reúne moradores para tratar das desapropriações na Vila da Paz

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD sul) realizou, nesta quinta-feira (25), uma reunião com moradores e representantes da Vila da Paz para atualizar sobre os processos de desapropriação na região. A obra realizada junto à Prefeitura Municipal de Teresina trata não somente a parte de infraestrutura, mas também social, buscando realocar as famílias de áreas degradadas em situação de risco, estruturando a região, disponibilizando esporte, lazer, cultura e melhores condições de moradia.

Esteve presente na reunião o superintendente executivo, Isaac Meneses, a gerente de habitação, Jeovanna Moura e representantes da Certare, empresa responsável pela obra de urbanização na Vila da Paz. Na oportunidade, as equipes atualizaram as famílias acerca do andamento do projeto, principalmente na questão burocrática, procurando dar mais celeridade à obra.

A força tarefa de desapropriação montou uma comissão composta por colaboradores da SAAD Sul, a própria equipe da Gerência de Habitação (GHAB), contando ainda com o procurador Carlos Olívio, representando a Procuradoria Geral do Município (PGM), e a representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Socorro Valente.

A gerente de habitação, Jeovanna Moura, dá mais detalhes sobre as ações. “Inicialmente fizemos o atendimento de 16 famílias em situação de risco que residem em locais com perigo de desabamento. Nós montamos essa força tarefa para dar celeridade a essa grande obra na zona Sul”, pontuou.

Além disso, Jeovanna ressaltou ainda que as famílias que se encontram em situação de risco devem buscar atendimento no programa Cidade Solidária, programa da Prefeitura de Teresina que repassa um auxílio financeiro de até R$300,00 por cadastro, beneficiando atualmente 764 famílias com cestas básicas, kit de higiene e limpeza, e o kit de acolhimento mediante cadastro.

Projeto de Urbanização da Vila da Paz

A obra conta com dois contratos, sendo que o primeiro (2013) inclui todo o processo de infraestrutura, mas foi paralisada devido à espera do processo de desapropriação de algumas casas. O contrato passou por um processo de rescisão devido a mudanças no projeto, como, por exemplo, um proposto parque habitacional que não faz mais parte da ação devido à estrutura topográfica do local. Já o segundo contrato inclui a continuação do canal de drenagem e a urbanização da região.

A ação na Vila da Paz está orçado em cerca de R$ 25.000.000,00, com recursos da Caixa Econômica Federal e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O segundo contrato inclui infraestrutura de segurança e o canal de drenagem da Vila da Paz até a avenida Barão de Castelo Branco. Ademais, também receberá estruturas de urbanização, contando com praças, iluminação de led, ginásio poliesportivo, ciclovia e academia popular.

O superintendente executivo, Isaac Meneses, comenta sobre a importância da obra. “A obra realizada pela SAAD Sul, junto à prefeitura de Teresina, é de extrema importância para a região, porque trata não somente a parte de infraestrutura, mas também social”, afirma Isaac. O superintendente atualiza o prazo de conclusão para dezembro de 2023.

Fonte: Saad Sul

Related Posts