Destaques Geral Local Política

Ruas de Brincar: Prefeitura de Teresina realiza projeto Urban95 com crianças da zona Norte

A Prefeitura de Teresina, através do Departamento Agenda 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), iniciou nesta quarta-feira (14), uma intervenção do projeto “Ruas de Brincar”, uma iniciativa que integra as ações da Urban95, programa desenvolvido pela Fundação Bernard Van Leer, que dá suporte para municípios incluírem a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e também nos seus programas e serviços.

Fotos: Ascom Semplan

A ação tem como público crianças de até 6 anos de idade, estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tia Mônica, na zona norte de Teresina. Ao todo, mais de 60 alunos participam da atividade que ocorre nos turnos manhã e tarde. O projeto de intervenção foi executado pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD), da região Centro.

Durante a ação foram feitas intervenções no entorno da CMEI, dando continuidade à etapa presente na elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI), a “Escuta das Crianças”. Foram feitas oficinas de pinturas e lazer com a participação das crianças nas instalações que funcionam como laboratório para as próximas ações.

“Teresina foi uma das cidades contempladas com essa parceria da Urban95 e hoje estamos trazendo uma intervenção piloto que visa não só trazer uma metodologia, mas a instalação de infraestrutura voltada à primeira infância. Essa infraestrutura foi pensada e concebida pelas crianças. Então, as crianças participaram dessa construção, através de desenhos e conversas. A ideia é que isso se replique nos demais projetos da Prefeitura, especialmente de parques urbanos. O objetivo é incluir nas estruturas urbanas elementos que contemplem, especialmente, a primeira infância”, disse Leonardo Madeira, coordenador do departamento Agenda Teresina 2030.

“Ruas de Brincar” é uma iniciativa de sensibilização e ação que cria a oportunidade para que as crianças possam voltar a brincar livremente e em segurança, na rua do seu bairro. No Brasil, a Urban95 está fomentando a implementação das “Ruas de Brincar” nas cidades da Rede, um município que se destaca é a cidade paulista de Jundiaí. Lá, o programa busca implementar políticas públicas que deem protagonismo às crianças nas tomadas de decisões e reforcem a importância do brincar.

“Entendemos a importância de ouvir as crianças no processo de construção e idealização da cidade. A gente vem até a comunidade conversar com essas crianças, explicar pra elas o que é o projeto e perguntar para elas o que elas gostariam de ter nesses espaços que elas usam. Existe um percurso entre casa e escola que são espaços de brincar. Então, é pensando nessa integração do espaço onde vão ter essas brincadeiras e as necessidades dessas crianças que são feitas intervenções como essa”, explicou Tátila Távora, consultora local da Urban95.

Em julho de 2021, com a gestão do prefeito Dr. Pessoa, o município foi selecionado para integrar a rede Urban95. O município passou a receber suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância.

Para a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tia Mônica, Lilia Raquel, esse projeto ficará marcado na história de Teresina e tem uma influência muito positiva na realidade das crianças da escola. “Esse é um projeto muito criativo e que impacta positivamente as crianças que fazem esse trajeto casa e escola. As crianças interagem bem mais nesse espaço, pois foi construído e pensado por elas. Então, existe um reconhecimento no desenho, na pintura. É muito bonito. A gente envolveu a comunidade, as famílias e houve uma ótima aceitação e teremos, na gestão do prefeito Dr. Pessoa, uma ação tão importante pensando nas crianças dessa região”, finalizou.

Fonte: Saad Centro

Related Posts