Destaques Geral Municipios Política

Regina Sousa entrega Quintal Agroecológico em Esperantina

O Governo do Estado fez neste sábado, 24, a entrega do Quintal Agroecológico na comunidade Vereda dos Anacleto, zona rural de Esperantina, uma experiência que deu certo e alia criação de galinha, peixe e hortaliça. “É um sistema que está se multiplicando, um consórcio do peixe, galinha e horta que faz gerar renda para as famílias”, disse a governadora Regina Sousa.

Para produção desse sisteminha há parceria com a Universidade Federal do Delta, Embrapa, da Cooperativa de Serviços (Cootapi). “Com esse sistema é possível gerar renda e garantir autonomia financeira para famílias”, disse, enfatizando que as famílias beneficiadas recebem assistência técnica.

O professor falou que o Quintal Agroecológico foi planejado com o objetivo de gerar trabalho, comida saudável e gerar renda. “Montamos um conjunto de unidades técnico pedagógicoas para produzir hortas, peixes e animais. Elas servem como estruturas modulares para que essa tecnologia possa ser desenvolvida projeto da unidade familiar obtendo apoio da Piauí Fomento ou Banco Social para desenvolver em outras comunidades”, disse, explicando que cada tanque tem capacidade de produzir 1.200 kg de pescado por ano, sendo três ciclos por ano e cada um com 400 kg.

As galinhas, segundo o professor Josenildo Souza, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal Delta do Parnaíba, são 30 galinhas com capacidade de produzir 25 ovos por dia e a cada 120 dias é possível fazer o abate das galinhas para renovar o plantel. “Você tem o pomar consorciado com hortas, com roçado e estamos trabalhando tecnologia de gotejamento para irrigação e o resíduo da aquicultura passa a ser um fertilizante. Há uma integração do galinheiro e piscicultura produzindo adubo para horta, pomar. Em menos de 10% de uma hectare é possível gerar uma tenda de 3,5 salários mínimos, afirma.

O projeto do Quintal Agroecológico, para Edinalva Costa, presidente da COOTAPI, é autossustentável e alia piscicultura, horticultura. “Num quintal é possível garantir a renda da família”, disse, enfatizando que esse projeto tem parceria da UFDPAR, Cootapi, Governo do Estado.

Fonte: CCom

Related Posts