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Prontuário afetivo contribui para a melhora de pacientes no HU

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) implantou o prontuário afetivo que visa acolher pacientes e familiares por meio de um atendimento mais humanizado e ainda amenizar o processo de internação numa UTI. O HUT atende pacientes 100% do SUS de todo o Piauí.,

A ideia é ir além do prontuário convencional, que foca em questões técnicas da saúde do paciente, como alergias e medicamentos e utiliza informações que o identifique de forma mais pessoal criando um ambiente de proximidade entre pacientes e profissionais.

Informações sobre filhos, cônjuge, time de futebol, música preferida, animais de estimação, crenças, atividades praticadas em momentos de lazer, dependendo do que o paciente mais gosta, podem constar no prontuário afetivo. As informações são repassadas pelos familiares durante o horário de visitas.

A iniciativa é simples, mas tem um impacto grande para o paciente, principalmente para quem está sedado ou saindo de uma sedação.

“Chamá-lo pelo apelido ou colocar uma música que a pessoa gosta estimula áreas do cérebro e resgata memórias positivas”, conta a médica Milena Cavalcante, uma das idealizadoras do projeto juntamente com o psicólogo Kaê Brito e a assistente social Ana Maria Oliveira.

“Essa é uma estratégia de humanização sendo implantada no HUT e que beneficia tanto os pacientes quantos os familiares e profissionais da saúde: A equipe pode conversar e abordar temas que o paciente gosta; para a família, que se sente mais confortável sabendo o atendimento humanizado que seu ente querido está recebendo; e também para o paciente, que se sente mais acolhido e apresenta uma melhor recuperação, diz Samara Laís, enfermeira coordenadora da UTI adulto 3.

Por meio das suas equipes, tendo a frente o Serviço Social, Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) e com o apoio da gestão, o HUT desenvolve e realiza diversas atividades que objetivam o cuidado emocional, com tratamento individualizado, além do cuidado técnico, como: musicalização, comemoração de aniversários e datas representativas e a revitalização de espaços internos lúdicos e terapêuticos para atender pacientes e servidores.

Fonte: HUT – Imagem: HUT

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